sábado, 26 de novembro de 2011

Papa ao Pontifício Conselho para os Leigos: os cristãos devem tornar à centralidade de Deus

Cidade do Vaticano (RV) – Ao meio dia desta sexta-feira, o Santo Padre encontrou-se com os participantes da 25ª Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos. Iniciou seu discurso recordando o esforço e o empenho de todos em dois grandes eventos, que foram o Congresso para os Fieis Leigos da Ásia e a Jornada Mundial da Juventude de Madri. 

“Foram momentos de intensos de fé e de vida eclesial – destacou Bento XVI – importantes também na perspectiva dos grandes eventos que celebraremos no próximo ano: a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e a abertura do Ano da Fé”.

Falando sobre a importância do Congresso na Ásia, o Papa ressaltou que foi uma importante oportunidade de levar a Palavra de Jesus a um continente onde o anúncio cristão chegou somente a uma minoria. Mostrou-se ainda satisfeito com o fato de que o Pontíficio Conselho para os Leigos esteja organizando um Congresso semelhante para a África no ano que vem. 

Em relação à Jornada Mundial da Juventude de Madri, disse que ela pôde “contemplar uma multidão imensa de jovens, vindos de todo o mundo para encontrar o Senhor e viver a fraternidade universal”. E acrescentou: “a juventude do mundo inteiro espera com ansiedade para poder celebrar as Jornadas Mundiais a eles dedicadas”. “Eu sei – disse o Santo Padre -, que vocês já estão trabalhando para o encontro no Rio de Janeiro em 2013”. 

Então o Pontífice desenvolveu o tema debatido na Assembleia, ou seja, “a questão de Deus na atualidade”. “Tal questão – disse – leva aos questionamentos de fundo do ser humano, às aspirações de verdade, de felicidade e de liberdade inscritos no seu coração, que buscam uma realização.” O Santo Padre coloca essa questão como um desafio da atualidade, pois vive-se agora em um mundo que Bento XVI percebe como “fechado ao transcendente”. 

Para o Pontífice, isso “leva os próprios cristãos a tornarem de modo mais decisivo à centralidade de Deus”, e isso toca diretamente os cristãos leigos. 

Encerrando seu discurso, o Papa confiou todos à intercessão da Virgem Maria e concedeu a sua bênção apostólica. (ED)

Nenhum comentário:

Postar um comentário