sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Seminário debate o papel dos bispos referenciais da Comissão para o Laicato


Aproximadamente 34 pessoas participam em Brasília (DF), no Centro Cultural de Brasil (CCB), do 4º Seminário dos Bispos Referenciais da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os participantes estão 17 bispos dos Setores: Leigos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A reunião começou ontem, 9, e segue até amanhã, 11.
As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), debatidas e aprovada na última Assembleia Geral da CNBB, em maio deste ano, em Aparecida (SP), foi um do temas abordados no Seminário. Além das DGAE, o outro ponto de destaque da reunião foi o planejamento para o próximo quadriênio.
“Pudemos estudar também o verdadeiro papel e quais são as atribuições dos bispos referenciais. O seminário tem sido importante porque estamos questionando o papel deste bispo na atuação com os leigos. Aproveitamos ainda para explicar um pouco o que vem a ser a Comissão para o Laicato, quais suas atribuições, já que temos muitos bispos novos dentro dessa Comissão”, explicou o presidente da Comissão para o Laicato, dom Severino Clasen.
Segundo o assessor do Setor Leigos da CNBB, professor Geraldo Aguiar, o Seminário reúne os bispos do laicato e das CEBs dos 17 regionais da CNBB. “Queremos construir com isso um projeto em conjunto, entre os leigos e as CEBS, olhando os desafios e trabalhando em parceria”, disse Geraldo.
Falando sobre a importância dos leigos na Igreja, o presidente da Comissão, dom Severino Clasen, os destacou como “fundamentais e imprescindíveis”.
“O leigo é a vida e a animação da Igreja. É a razão dela existir. O leigo e também o missionário da Igreja, o testemunho de Cristo espalhado pelo mundo. Os leigos são fundamentais e imprescindíveis para todo o contexto da nossa Igreja”, disse dom Severino.
Este é o 4º Seminário dos Bispos Referenciais do Laicato. O 1º aconteceu no ano de 2008.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário