terça-feira, 15 de novembro de 2011

Salvador recebe o 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos

universitariosbaianos1

Com cerca de 100 jovens de diversos locais da Bahia, teve início no sábado, 12, em Salvador (BA), o 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos. Capitaneados pelo assessor do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), padre Carlos André, os congressistas foram levados a refletir sobre a importância da espiritualidade na universidade.

“Aqui, não temos respostas”, disse o padre Carlos ao iniciar o discurso de abertura do evento, mostrando aos jovens que eles se encontram em um espaço aberto de discussão e, além disso, um momento de construção de ideias, conceitos e referenciais.

O encontro também contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, da vice-reitora da Universidade Católica de Salvador, Liliane Mercury, e da assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugenia Lloris Aguado.

Dom Gilson falou sobre a importância de um congresso católico para o meio universitário. Liliane Mercury agradeceu a oportunidade de poder receber “um evento com tal importância” nas instalações da universidade que atua. Por sua vez, a irmã Maria Eugenia contextualizou a Pastoral Universitária no Brasil para que os participantes entendessem um pouco mais do que se trata o Setor Universidades da CNBB.

Dentre as atividades que se estenderam durante o dia, a formação dos grupos de partilha foi uma das mais importantes. Neles, os jovens discutiram os temas abordados no congresso, dividiram experiências, conheceram a realidade alheia e fortaleceram a fé. Como gesto concreto, esses grupos ainda ajudam na arrumação e ordenação do plenário, salas, refeitório e dormitório do congresso.

Com muita espontaneidade aconteceu à última atividade do dia, a tão esperada noite cultural. Muitos jovens participaram, e com o seu talento ajudaram a fazer do momento, o mais bonito do dia. Eles cantaram, dançaram e louvaram.

O 1º Congresso Baiano de Universitários Católicos é promovido pela Pastoral Universitária da Bahia e acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro na Universidade Católica.

Para conhecer mais sobre a Pastoral Universitária acesse o site www.pubahia.com.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário