quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Centenas de fieis comparecem à celebração da Quarta-feira de Cinzas na Catedral


Centenas  de fieis participaram da celebração da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande,  iniciando o período da Quaresma, tempo litúrgico devotado à penitência e conversão em preparação a Páscoa, que acontece 40 dias antes da Sexta-feira Santa.

A missa que começou por volta das 17h foi presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, Administrador da Diocese local, e concelebrada pelos padres: Márcio Henrique, pároco da Catedral, Isaias Rodrigues e Antônio Apolinário.
Durante a Celebração houve a imposição das cinzas. Com as cinzas, o cristão começa a se preparar para viver o Mistério Pascal: a Paixão, Morte e Ressusrreição do Senhor. Ele recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no domingo de ramos do ano anterior. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento- um tempo de voltarmos para Deus.
Em sua homilia, Dom jaime explicou o significado da Quaresma e fez mênção à Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema “ Fraternidade e Saúde”, lançada nacionalmente, hoje, pela Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).
Antes da bênção final, Dom Jaime fez o lançamento do Diretório dos Sacramentos. Em seguida, Pe. Márcio agradeceu em nome do Clero a boa convivência com Dom Jaime ao longo desses seis anos, dizendo que ele (Dom Jaime) ía deixar saudades, e enalteceu os grandes feitos desse grande pastor. Na oportunidade explicou também como foi elaborado o Diretório e comunicou que a partir desta quinta, acontecerão missas ao meio dia e às 17h, como de costume.  
Por fim, uma senhora ofertou uma flor e dirgiu palavras de agradecimento e de saudades a Dom Jaime. Gesto, muito bem acolhido pelo pastor e aplaudido pela assembléia.


Fotos: PASCOM CATEDRAL
Texto
Professora Aurea Ramos Araujo
Coord. da Pascom
@catedralcg
@CatedralPascom
http://www.facebook.com/aurearamosaraujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário