sexta-feira, 18 de maio de 2012


Seminário debate propostas para a Saúde Pública

QUI, 17 DE MAIO DE 2012 13:42 / ATUALIZADO - SEX, 18 DE MAIO DE 2012 14:00POR: CNBBSemSaudePublica

Inspirada na reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, a CNBB promove nesta quinta-feira e sexta (17 e 18/05) em Brasília o Seminário sobre Saúde Pública. O evento é fruto de uma parceria das entidades que participam do grupo de trabalho sobre este tema que está vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O bispo referencial para a Pastoral da Saúde, dom Antônio Fernando Brochini, participa do evento.

Na abertura do seminário o Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, recordou a precariedade do sistema de saúde pública no Brasil, especialmente para quem vive em locais distantes do país, como as comunidades quilombolas e indígenas. “Por isso, a ação dos cristãos nos conselhos de saúde é um serviço muito importante, na fiscalização e na luta por soluções”, enfatizou.

Colaboram com o evento a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, Versunianos do Rio de Janeiro, Centro Brasileiro de Estudos em Saúde, a CAFOD (Agência Católica para o Desenvolvimento), e o programa Justiça Econômica. O encontro deve abordar as questões do acesso à saúde, o serviço prestado, o financiamento público, a gestão, a educação e o controle social do sistema.

“A luta por direitos é longa e precisa do engajamento de todos, especialmente em vista dos desafios a serem assumidos”, afirmou Cecília Iorio, da CAFOD - entidade que é mantida pelos católicos da Inglaterra e que financia projetos sociais no Brasil.

O seminário deverá produzir uma carta que será levada ao ministro da Saúde com propostas para a melhoria do sistema público. “No lançamento da CF, o próprio ministro Alexandre Padilha insistiu que levássemos até a ele sugestões. Ele espera da nossa parte esta contribuição e é o que vamos fazer”, explicou dom Leonardo.

O Secretário Geral recordou também aos participantes do seminário que durante a última Assembleia Geral ficou definido o apoio da CNBB para a coleta de assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular que deseja destinar 10% do orçamento para o Sistema Único de Saúde. “Nós, como Igreja, precisamos ter a certeza de que a saúde pública é uma questão de serviço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário