terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Vida Consagrada: Religiosos ajudam a compreender «momento grave da história», afirma bispo do Funchal


Testemunho da fé deve ser feito «não só junto dos que a professam e vivem, mas sobretudo dos que dela se afastaram»

Funchal, Madeira, 04 fev 2013 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirmou esta sábado, na sé da cidade, que os religiosos consagrados a Deus “podem oferecer a novidade da compreensão” do “momento grave da história” vivido por um mundo marcado pela “cultura utilitarista”.
Na missa do Dia do Consagrado, que a Igreja Católica assinalou a 2 de fevereiro, D. António Carrilho sublinhou, na homilia publicada pelo site da diocese madeirense, que os religiosos são chamados a “testemunhar com alegria a sua fé, não só junto dos que a professam e vivem, mas sobretudo dos que dela se afastaram”.
“Os novos cenários sociais, culturais, económicos, políticos e até religiosos pedem-nos algo de novo: viver de forma autêntica a nossa experiência comunitária de fé e o anúncio de uma nova Evangelização”, frisou.
Na missa que começou com uma procissão de velas, característica da festa da Apresentação de Jesus no templo de Jerusalém, que se assinala na mesma data, o bispo salientou que os consagrados devem ser “luz” para toda a sociedade.
Os consagrados são chamados a privilegiar os “mais pequenos e esquecidos, vivendo o risco da insegurança e testemunhando a alegria da fé, na simplicidade de uma vida evangélica”, apontou.
O prelado realçou o “precioso contributo da vida consagrada, nas suas diversas formas e na variedade dos seus carismas, na tarefa evangelizadora da Igreja, no encontro de culturas e de comunhão entre os povos, tanto no passado como no presente”.
“Pensando na Igreja Diocesana do Funchal, muitos são os Institutos que a enriquecem, ao longo dos quase 500 anos da sua existência, produzindo belos frutos de fé e boas obras”, acrescentou.
D. António Carrilho pediu aos “jovens, rapazes e raparigas” para não terem “medo” de responder “com um ‘sim’ generoso” “ao chamamento” que Deus lhes faz para a vida religiosa.
“Procurai conhecer Jesus mais de perto e as diversas formas de O seguir, satisfazendo o vosso desejo de felicidade e contribuindo, generosamente, para o serviço e felicidade dos outros”, apelou.
RJM

Agencia Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário