quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Card. Amato: Francisco anunciará em setembro data de Canonização de João XXIII e João Paulo II

No dia 30 de setembro próximo o Papa Francisco presidirá o Consistório no qual anunciará a data de Canonização de João XXIII e João Paulo II. Foi o que afirmou nesta terça-feira em Rimini o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, presente nesta cidade da região italiana da Emília-Romanha para a apresentação de uma exposição sobre São João Batista Piamarta. Entrevistado pela Rádio Vaticano, o purpurado detém-se sobre este esperado evento:

Cardeal Angelo Amato:- "No avião que o trazia de volta do Brasil, o Santo Padre anunciara que a Canonização deles não deveria ser iminente – por agora, nestes últimos meses de 2013 –, mas em 2014. O Pontífice dará uma data precisa em 30 de setembro próximo, quando se terá o Consistório por ele presidido, Consistório sobre os Santos, justamente sobre essas duas Canonizações. Naquela ocasião o Santo Padre anunciará a data oficial, que somente ele conhece. Gostaria de dizer uma coisa sobre essas duas figuras: João XXIII foi o grande profeta e criador do Concílio; João Paulo II é aquele que o colocou em prática e o desenvolveu, em todas as suas componentes e em todas as suas virtualidades. São verdadeiramente duas colunas não somente de cultura cristã, mas também de santidade cristã."

RV: O senhor está no Encontro de Rimini para inaugurar uma exposição dedicada a São João Batista Piamarta, que foi canonizado em outubro de 2012 por Bento XVI. Um Santo que em muitos aspectos evoca a realidade de hoje, quer do ponto de vista de crise, quer do ponto de vista de jovens...

Cardeal Angelo Amato:- "É um Santo que tem um aspecto social importante, bem como muitos outros Santos, entre os quais Don Bosco. Esse interesse social diz respeito aos jovens, sobretudo pobres, iletrados, aos quais ele deu uma profissão. Então, foi um Santo que contribuiu muito para a ascensão social dos jovens; jovens pobres, muitas vezes marginalizados sem perspectivas sociais porque não tinham uma cultura adequada. Hoje a situação é um pouco diferente, no sentido que progrediu: agora, os nossos jovens têm uma boa educação do ponto de vista da instrução, porém falta trabalho. É isso que, de certo modo, os responsáveis pela sociedade deveriam facilitar."

Fonte: Rádio vatinaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário