quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Palestra inicia programação da semana da família na Catedral


A programação da Semana da Família na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Catedral), teve início na noite dessa terça-feira, dia 13, com a Catedral lotada de fiéis e se estende até 17 de agosto.
Pe. Márcio Henrique, pároco da Catedral, acolheu os presentes e falou de forma breve sobre a programação e sobre o tema da semana: “A transmissão e educação da fé cristã na família”. As pastorais responsáveis pela noite eram Crisma, Batismo, Catequese e Pastoral Familiar.
A banda Ágape da Crisma Catedral invocou o espirito santo durante a oração inicial e preparou os presentes para a proclamação do Evangelho, feita pelo seminarista Shermishon Pherikllys que ressaltou em seu comentário sobre a importância da humildade, e de que precisamos dela para podermos aprender mais sobre os ensinamentos de Jesus. Ele terminou seu comentário com a música “Tua Família” de Anjos de Resgate.
Dando sequencia à programação da noite, o casal Eduardo e Flávia da Pastoral do batismo iniciou sua palestra sobre a importância da referência dos pais na fé dos filhos. Abordou também a necessidade do nosso testemunho(exemplo), para os nossos filhos. E continuou o casal: “Mas devemos ter cuidado, pois se eu professo e não testemunho, sou pior do que aqueles que não acreditam. Devemos lembrar sempre que os filhos se espelham nos pais, e que aprendem muito mais com os olhos do que com os ouvidos, e às vezes costumamos pedir que eles façam coisas que não fazemos”.
No entender do casal palestrante, é indiscutível que a melhor forma de ensinar é pelo exemplo. Neste momento faz a seguinte citação: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov. 22,6 ).
Para os palestrantes, foi muito importante que os seus pais tivessem vivenciado o amor de Deus para que eles (palestrantes) também pudessem ter provado desse amor, pois você só transborda aquilo de que o coração está cheio. E completa: “em todas as coisas observa a providência de Deus e Sua sabedoria” (Sta Tereza Dávila).
Concluindo diz o casal: “a criança é batizada na fé dos pais, e assumimos a responsabilidade de educar as crianças na nossa fé. A 1ª catequese deve ser feita em casa, e lembrem-se sempre que sua vida é seu testemunho”.
Após a palestra a Crisma apresentou um pequeno sociodrama abordando as diferenças entre as criações de duas famílias, uma que vai à Igreja e recebe os sacramentos e outra que além disso vivencia a oração em casa, em família. Mostrou como podemos mudar um pouco esta situação e que a atitude de mudança pode partir tanto dos pais como dos filhos. Pois é na família que fortalecemos a nossa fé.
O sociodrama terminou ao som da banda Ágape tocando “Tua Família” de Anjos de Resgate.
Encerrando a programação da noite, o casal Marta e Lusimar feza oração final e convidou a todos para a segunda palestra nesta quarta (14/8).


Texto e fotos: Pascom Catedral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário