terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Papa celebra no Dia da Vida Consagrada: “Jesus no centro”

Papa na Missa desta manhã / Foto: Reprodução CTV
No último domingo, 2, Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Basílica Vaticana por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor. Desde 1997, a data também é dedicada ao Dia Mundial da Vida Consagrada.
Francisco destacou que a festa da Apresentação de Jesus no Templo é também chamada de festa do encontro, pois marca o encontro de Jesus e o seu povo. Um encontro entre jovens – Maria e José – e idosos – Simeão e Ana, entre a Sagrada Família e estes dois representantes do povo santo de Deus. E no centro desse encontro está Jesus.
“É um encontro entre os jovens cheios de alegria no observar a Lei do Senhor e os idosos cheios de alegria pela ação do Espírito Santo. É um singular encontro entre observância e profecia, onde os jovens são os observadores e os idosos os proféticos!”.
À luz desse encontro, disse o Papa, olha-se para a vida consagrada como um encontro com Cristo através do carisma. Também na vida consagrada, segundo ele, vive-se esse encontro entre jovens e idosos, entre observância e profecia. “A alegria de ser guiado pelo Espírito, nunca rígidos, nunca fechados, mas sempre abertos à voz de Deus, que fala, que abre, que conduz, que nos convida a seguir o verdadeiro horizonte”.
O Santo Padre destacou que faz bem aos idosos comunicar a sabedoria aos jovens, da mesma forma que faz bem aos jovens acolher este patrimônio de experiência e sabedoria. Isso para levar essa sabedoria adiante, para o bem das famílias religiosas e de toda a Igreja.
“A graça deste mistério, o mistério do encontro, ilumine-nos e nos conforte no nosso caminho”, concluiu.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário