terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Papa exorta fiéis a escolherem caminho da confiança em Deus

Na homilia de ontem, Francisco falou do exemplo de Davi, que se manteve fiel a Deus mesmo nos momentos difíceis

Não usar Deus nem o povo para se defender nos momentos de dificuldade. Foi o que destacou o Papa Francisco, em Missa, nesta segunda-feira, 3, na Casa Santa Marta. O Santo Padre exortou os fiéis a escolherem sempre o caminho da entrega a Deus.
Partindo da Primeira Leitura do dia, Francisco recordou o comportamento do rei Davi, que fugiu devido à traição de seu filho Absalão. Sendo um homem de governo, o rei sabia que a batalha seria dura e mataria muita gente; então, escolheu fugir para não fazer morrer o seu povo. O Papa explicou que Davi poderia lutar contra as forças de seu filho, mas preferiu que Jerusalém não fosse destruída.
“Este é o primeiro comportamento. Davi, para defender-se, não usa nem Deus nem o seu povo, isso significa o amor de um rei pelo seu Deus e por seu povo. Nos momentos difíceis da vida, talvez aconteça, no desespero, de alguém se defender como pode, e também de usar Deus e as pessoas. Ele [Davi] não”.
A atitude penitencial de Davi foi o segundo aspecto destacado pelo Pontífice. Ele explicou que o rei, talvez, tenha pensado em tantos pecados que havia cometido e, mesmo que talvez pensasse não merecer a traição do filho, reconhece que foi um pecador e, então, escolhe a penitência.
“Quando acontece algo desse tipo na nossa vida, sempre procuramos – é um instinto que temos – nos justificar. Davi não se justifica, mas é realista. Ele procura salvar a arca de Deus, o seu povo, e faz penitência pelo caminho. É um grande pecador e um grande santo. Como andam juntas essas duas coisas!”
Ao longo do caminho, apareceu para Davi um inimigo. Em vez de pensar em uma vingança contra todos os insultos recebidos, o rei opta pela confiança em Deus. “Talvez –pensa ainda Davi – o Senhor olhe a minha aflição e me dê o bem em troca do mal de hoje”.
Essa confiança em Deus é a terceira atitude de Davi destacada pelo Papa. Trata-se de um comportamento que, segundo Francisco, pode ajudar o homem de hoje, porque também este enfrenta momentos de escuridão e de provação.
“É belo ouvir isso e ver esses três comportamentos: um homem que ama Deus, ama o seu povo e não o negocia; um homem que se reconhece pecador e faz penitência; um homem que é seguro do seu Deus e confia n’Ele. Davi é santo e nós o veneramos como santo. Peçamos a ele que nos ensine essas atitudes nos momentos difíceis da vida.”

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário