sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".(cf. Mc 7,31-37) Pe. Jose Assis Pereira Soares

Esta passagem evangélica da cura do surdo-mudo nos dá a resposta. Trata-se de um surdo-mudo: uma pessoa que não pode desfrutar do som, que não pode desfrutar da música; uma pessoa que não é capaz de dizer: “te amo”, "te quero", "obrigado", "conta comigo"... Que grande desespero não poder ouvir nem falar! Este é o que espera o milagre. 

Talvez alguém por sinais lhe falou de Cristo. Espera sua cura e talvez a imagina: “dirá algo e ficarei curado”. Mas, não acontece como foi planejado. “Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá’, que quer dizer: ‘Abre-te!’” 

Este milagre mostra tudo o que o Senhor quer realizar em cada ouvinte da Palavra. Somos ouvintes seletivos de sua Palavra. Como criaturas, damos só que recebemos e dizemos só o que ouvimos. Jesus nos devolve a capacidade de ouvi-lo e de dialogar com Ele.


Nós também somos surdos espirituais, quando não queremos ouvir a voz da razão, quando não ouvimos a Palavra de Deus, quando recusamos os conselhos que nos são dados por pessoas que querem o nosso bem. 


Somos mudos espirituais porque nunca falamos com Deus na oração, raramente confessamos os nossos pecados ou pedimos perdão, não nos preocupamos em dar uma palavra de encorajamento ou orientação ou anunciar Jesus ao mundo. 


O milagre do surdo-mudo ilustra nossa trajetória de fé: Jesus nos toca com suas mãos, toca nossos ouvidos, pois osmos aquilo que ouvimos, ouvintes de Jesus; toca nossa língua com saliva, simbolo do Espírito. Cada um de nós é chamado a percorrer o caminho do surdo-mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário