domingo, 1 de fevereiro de 2015

HOMÍLIA DO QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Pe Paulo Sergio Gouveia


A primeira leitura deste domingo inicia dizendo o seguinte: “O Senhor teu Deus fará surgir um profeta... a ele deverás escutar”. Durante toda a história da salvação Deus sempre enviou os seus profetas que tinham a missão de lembrar ao povo a Palavra de Deus. A compreensão da Palavra nunca foi fácil, já desde o paraíso que os nossos primeiros pais pecaram por não ouvir bem a Palavra do Senhor. O profeta faz com que o povo lembre-se das suas obrigações para com Deus.

Mas também o fato de enviar profetas mostra a condescendência de Deus para com o seu povo. A iniciativa é sempre do Senhor, ele escolhe homens que se tornam seus mensageiros e que tem a missão de proclamar diante do povo a palavra de salvação. Deus é bom e misericordioso. È ele quem vem ao encontro do pecador, ele não nos abandona. Sempre está a nossa procura com a sua proposta de salvação.

Por outro lado, escutamos também uma ordem de Deus: “a ele deverás escutar”. Cabe ao homem escutar a proposta de Deus, se a salvação é iniciativa amorosa de Deus, é importantíssima a colaboração do homem. Como afirma Santo Agostinho: “o Deus que nos criou sem a nossa participação não poderá nos salvar sem ela”. Ele precisa do nosso sim para poder transformar a nossa vida.

Então já percebemos que o enviar profetas é próprio de Deus, o escutar o profeta é dever do homem. Porém a leitura aponta para um profeta que surgirá. Este profeta é Jesus. Ele é a própria Palavra do Pai, é o Filho que nos salva. 

No evangelho vemos a ação profética de Jesus. A primeira atitude de Jesus como profeta é ensinar. Ele é o Mestre por excelência. Em cada pagina do evangelho o autor nos recorda esta função de Jesus, ele é aquele que ensina. Jesus ensina ao homem o caminho de retorna para Deus. Isso significa que o homem não sabe como chegar a Deus pelas suas próprias forças, ele necessita do ensinamento de Jesus. 

Aceitar a ideia de que Jesus ensina exige de nós um ato de humildade, exige a consciência de que não sabemos tudo. Para o homem de hoje é tão difícil aceitar esta verdade, estamos tão cheios de conhecimentos que às vezes achamos que sabemos tudo. A Palavra de Deus nos mostra que na realidade não sabemos de nada. Precisamos aprender o básico que é vencer o poder do mal que muitas vezes se encontra em nós e na sociedade onde vivemos. 

Jesus entra em uma sinagoga, lugar de oração do povo judeu, e ali ele se depara com um homem possuído por um espírito mau. Logo ali, no lugar da santidade, estão presentes as forças do mal que é preciso combater. Aqui está à segunda atitude de Jesus, expulsar, enfraquecer as forças do mal para que o bem possa triunfar. O interessante é que no final todos ficaram admirados, não por causa do exorcismo, e sim pelo ensinamento. É o ensinar que liberta o homem, é a educação que edifica as pessoas e todas as instituições devem estar empenhadas nisto: ensinar a triunfar sobre o mal praticando o bem. Missão do profeta Jesus, missão de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário