segunda-feira, 20 de abril de 2015

Coletiva de Imprensa do dia 17 de abril de 2015 – 53ª AG CNBB

A coletiva de Imprensa do terceiro dia de trabalho dos bispos na 53ª Assembleia Geral da CNBB contou com a participação do arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, do bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, e do bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli.

Abrindo as exposições, Dom Odilo citou as celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, destacando que, nesta sexta-feira (17) à noite, os bispos participam de uma sessão solene dedicada ao Concílio, com presença de lideranças ecumênicas. Aos jornalistas, afirmou que estamos longe de exaurir os frutos gerados pelo Concílio há 50 anos.


Em seguida, o cardeal informou que o episcopado brasileiro dedicou hoje atenção especial às avaliações e à nova redação das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE): “As novas diretrizes retomam as que estão em vigor, sendo atualizadas a partir do Ministério do Papa Francisco e seus discursos aos bispos na Jornada Mundial da Juventude em 2013”.

Na sequência, Dom Darci Nicioli falou sobre o projeto “Rumos aos 300 anos”, do Santuário Nacional de Aparecida, que buscar preparar o Brasil para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida (1717-2017). [Clique para saber mais sobre o projeto Rumo aos 300 anos]

O bispo auxiliar de Aparecida explicou que a comemoração de 2017 não é apenas brasileira, pois acontece em conjunto com a celebração dos 100 anos da aparição da Virgem de Fátima de Portugal. “Queremos divulgar a devoção a Nossa Senhora Aparecida em Portugal e fazer crescer a de Fátima, que já é grande, no Brasil”, ressaltou.

Projeto Rota 300 - Ao final, tomou a palavra dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, que explicou o projeto Rota 300, que será lançado amanhã em Aparecida (SP). A expectativa é reunir mais de 2.000 jovens em Vigília de oração pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

“Durante este triênio de preparação, vamos ter muitas atividades. São convites para se trabalhar outros temas relacionados ao encontro da Imagem de Nossa Senhora, como por exemplo a ecologia, já que Nossa Senhora foi encontrada nas águas do Rio Paraíba”, exemplificou.

E desejou que, a partir do projeto, a juventude esteja presente nos vários ambientes de sofrimento humano, sendo missionários de Jesus Cristo. (Fonte Santuário de Aparecida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário