sábado, 25 de abril de 2015

JESUS, O BOM PASTOR: 4º DOMINGO DA PÁSCOA É CELEBRADO NA CATEDRAL

A liturgia deste domingo, 26 de abril, tem como ponto central a parábola do bom pastor. O evangelho de São João 10, 11-18, é um dos mais conhecidos da bíblia, e talvez seja o mais simbólico dos discursos de Jesus. Em síntese, Cristo apresenta aos seus discípulos, o verdadeiro significado de sua missão, permeado por misericórdia e serviço.
O presidente da celebração eucarística, Pe. Luciano Guedes, convocou os fiéis a reconhecerem os verdadeiros pastores, em uma sociedade cada vez mais repleta de líderes pouco atentos à essência da proposta cristã. “O mundo oferece facilmente, inúmeras vozes que destoam do exemplo de Jesus. Ao mesmo tempo, o Senhor nos ajuda a reconhecer quem são essas figuras que fere o rebanho”, lembrou.
Como pároco de uma imensa porção do povo de Deus, o sacerdote também fez uma reflexão sobre a sua função e o papel dos leigos na construção do reino de Deus. “Eu, constantemente, pergunto-me, como tem sido a minha ação evangelizadora. Tenho atendido as necessidades do paroquianos? Pais, agentes de pastoral, todos esses também devem se questionar”, confessou.
Ao final da homília, Padre Luciano elevou aos céus o seguinte clamor: “Que a nossa fraqueza do rebanho encontre na fortaleza do pastor a segurança para vivermos nosso batismo e cumprirmos bem a missão que Deus confiou a todos nós”, concluiu.

As leituras desse tempo pascal são emblemáticas. O mês de maio traz consigo importantes datas na vida da igreja, frisem-se: Ascensão do Senhor, Pentecostes; Santíssima Trindade e a Coroação de Nossa Senhora. Atentemo-nos a riqueza teológica que esses momentos irão nos propiciar. texto Emilson Garcia -PASCOM Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário