sexta-feira, 1 de maio de 2015

Santa Sé na Expo de Milão: "Não só de pão vive o homem"

A Santa Sé participa, oficialmente, da Exposição Universal de Milão 2015, com um Pavilhão intitulado “Não só de pão”. Sua participação no evento representa o envolvimento direto da Igreja no tema central: “Nutrir o Planeta. Energia para a vida”.

Na tarde deste sábado (01/5), o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura e Comissário geral da Santa Sé na Exposição, inaugura o Pavilhão da Santa Sé.

O Pavilhão - organizado pelo Pontifício Conselho da Cultura, pela Conferência Episcopal Italiana e pela Arquidiocese de Milão, - é intitulado “Não só de pão” e representa um percurso, com base nas diversas linguagens artísticas, desde as mais tradicionais até às mais modernas. O percurso é subdividido em quatro grandes capítulos: “Um jardim a ser salvaguardado”, “Um alimento a ser repartido”, “Uma alimentação que educa” e “Um pão que torna Deus presente no mundo”.

A Delegação da Santa Sé, guiada pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, é composta pelo arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, pelo Secretário Geral da Conferência dos Bispos Italianos, Dom Nunzio Galantino, e dois encarregados do Pavilhão da Santa Sé, Mons. Pasquale Iacobone, membro do Pontifício Conselho da Cultura, e Luciano Gualzetti, vice-diretor da Caritas Ambrosiana de Milão.

O Cardeal-arcebispo de Milão, Angelo Scola, fez a seguinte declaração, aos meios de comunicação: “Foi muito bonita a ideia de o Papa intervir na inauguração da Exposição com uma Mensagem ao vivo. Este é um evento que busca compartilhar o tema escolhido para o Pavilhão da Santa Sé: “Não só de pão vive o homem”.

A Caritas Internacional, organismo que engloba todas as Caritas do mundo, também estará presente na Expo de Milão, com um espaço próprio, intitulado: “Compartilhar para multiplicar. Repartir o pão”, em sintonia com a campanha mundial da Caritas contra o drama da fome.

A Santa Sé e a Caritas Internacional propõem, durante a Exposição Universal de Milão, um amplo leque cultural, centralizado nas múltiplas dimensões culturais, espirituais, sociais e econômicas concernentes à alimentação.

Para a ocasião, foram ativados alguns canais específicos de comunicação: o site: www.expoholysee.org; um perfil de tuíter: @expoholysee; e uma página no Facebook: Chiesa in Expo.

O Dia Nacional da Santa Sé na Exposição será 11 de junho. (Fonte Radio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário