sábado, 23 de maio de 2015

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. (cf. Jo 21,15-19) - Pe José Assis Pereira Soares


Jesus coloca o amor de Pedro à prova: “Pedro, tu me amas mais que estes”? Ele tinha negado o Mestre em público, porém para que o Apóstolo não guardasse nenhuma duvida do perdão e da bondade do Senhor, Jesus quis que publicamente ele lhe confessasse o seu amor. 

Jesus examina Pedro sobre o amor porque a sua tarefa como guia das ovelhas, terá de exercer-se à base do amor ao rebanho: “Cristo deixou-nos Pedro como vigário do seu amor” (Santo Ambrósio). É este um “exame de amor”, porque Jesus examinará os seus nesta matéria: o amor; o cristianismo é amor; amar é dar-se, mas dar-se como se deu Cristo, sem medida, pois o amor não tem limites nem compassos de espera.

Pedro respondeu a Jesus com amor, mas aos que amam realmente Cristo encarrega-os de uma missão: a de fazer com que o amem. O apostolado é fazer amar a Cristo. Quem ama vai além do que lhe foi pedido; faz o que mais agrada a Cristo, a quem ama.

Jesus hoje repete também a nós a pergunta: “Tu me amas?” e certamente, frequentemente, nós repetimos que o amamos de todo o coração. Porém Ele nos pede que não somente o digamos, mas que o demonstremos. Pois é até fácil dizer: “eu te amo”, mas, pode ser uma declaração vazia, pode ser sincera ou ainda nascida do entusiasmo e da presunção pessoal. Só o tempo é que se encarregará de mostrar a consistência, a profundidade, a lealdade e a fidelidade deste amor. 

Que nos entreguemos à apaixonante tarefa de amar o Senhor, amando sem medida os outros. Demonstremos o nosso amor, cuidando, exercendo nosso apostolado levando as pessoas a Deus. Mas, não rebaixemos o apostolado e a missão evangelizadora a ação; o apostolado não é tanto “fazer” quanto “ser”, visto que não se pode fazer se antes de tudo não se é.

Senhor concede-nos amar-te mais, com um coração inflamado pelo fogo do teu Espírito de Amor. (Pe José Assis Pereira Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário