terça-feira, 5 de outubro de 2010

Abertura da Semana da vida acontece na Catedral

Com o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”, tema da Semana Nacional da Vida, de 1 a 8 deste mês, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, Campina Grande (PB), realizou na última terça - feira, às 19h30, a abertura da Semana da Vida, organizada pela Pastoral Familiar, da paróquia.
Pe. Márcio iniciou o evento agradecendo a Deus pela realização do mesmo e pedindo ao Espírito Santo que ilumine todas as atividades realizadas durante a semana. Após as bênçãos iniciais do nosso pároco os organizadores do evento levaram até o altar um Vaso quebrado, para simbolizar as nossas cegueiras frente os problemas do próximo, uma Pedra que simbolizava a nossa falta de flexibilidade e demora para mudarmos de atitude frente aos problemas, um Galho seco, representando a degradação, tanto do mundo como de nós seres humanos e a Água, fonte de vida e lembrança de que devemos mudar nossos hábitos pessoais e sociais.




O casal Adamastor e Cássia, integrantes do movimento focolares, iniciou sua palestra com um vídeo que apresentava diversos grandes problemas ambientais que a humanidade vem enfrentando nos dias atuais.

Na palestra com base tanto na Encíclica de João Paulo II intitulada Evangelium Vitae, como no Documento de Aparecida, os palestrantes ressaltaram a importância do X Congresso Mundial pela Vida, realizado em 1995 na Itália, que foi o marco na mudança do modo de ver os problemas ambientais.
Adamastor e Cássia, questionaram os presentes sobre o que têm feito para ser água viva, e sobre suas atitudes individuais, se estão realmente fazendo sua parte ou esperando que outros a façam. Também lembraram de uma famosa frase que diz que “Quem quer FAZ e quem AMA cuida”, com isto querendo nos lembrar da importância de cuidarmos do nosso planeta e fazermos a nossa parte para amenizar os problemas do mesmo. Quanto a ter atitude e fazer a nossa parte eles também questionaram quem tinha feito alguma ação neste sentido hoje e muitos responderam positivamente. Lembraram também que nos seres humanos temos o costume equivocado de sempre inventarmos desculpas para não fazer a nossa parte.

Os palestrantes evidenciaram ainda os males causados pela televisão que, segundo eles, estimulam cada vez mais o consumismo levando muitas vezes ao consumo de drogas. Finalizando sua participação, os ministrantes revelaram um pouco sobre as demais atividades voluntárias que realizam, dentre elas um destaque maior para o trabalho na Fazenda do Sol, tanto na parte masculina como na parte feminina.

Estavam presentes na palestra membros de diversas paróquias, a exemplo da Catedral, São Cristovão, Graças, Santíssima Trindade e Santo Antônio.


O evento foi encerrado com a música “Crime Ecológico”, entoada, pelo seu compósito e músico Dean, e, com esta oração:

Ó Maria, aurora do mundo novo, Mãe dos viventes, confiamos-vos a causa da vida: olhai, Mãe, para o número sem fim de crianças a quem é impedido nascer, de pobres para quem se torna difícil viver, de homens e mulheres vítimas de inumana violência, de idosos e doentes assassinados pela indiferença ou por uma presunta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que crêem no vosso Filho saibam anunciar com desassombro o amor aos homens do nosso tempo, o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher como um dom sempre novo, a alegria de o celebrar com gratidão em toda a sua existência e a coragem para testemunhar com laboriosa tenacidade, para construírem, juntamente com todos os homens de boa vontade, a civilização da verdade e do amor, para louvor a glória de Deus criador e amante da vida.
Amém.
(Santo Padre João Paulo II)

Com informações de Cleber Filho e fotos de Pollyana Belfort (Pascom)
Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação (Pascom) da Catedral


Confira mais fotos deste evento CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário