quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cerca de três mil fiéis católicos participam da V Romaria Missionária das Comunidades em Campina Grande (PB)

Cerca de três mil fiéis católicos de toda a Diocese de Campina Grande participaram na tarde da última terça - feira, 12, da 5ª Romaria Missionária das Comunidades. Entoando músicas conhecidas das missões e levantando faixas e bandeiras, os participantes caminharam do Parque do Povo, centro, até o pátio da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em companhia da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, que visitou todos os zonais da nossa diocese desde o último dia 29 de agosto próximo passado.
Por volta das 16h30, no pátio da Catedral, foi realizada uma missa por Dom Jaime Vieira Rocha, Bispo Diocesano de Campina Grande, que se disse muito feliz com a participação do Clero, dos agentes de Pastoral, das comunidades e com a presença de Maria entre nós, todos os dias, mas sobretudo neste dia especial, a ela dedicado e, da V Romaria em nossa cidade. 
Meditando a primeira leitura (cf. Est 5,1b-2; 7,2b-3), Dom Jaime esclareceu os ensinamentos promovidos pela intervenção da Rainha Ester junto ao Rei Assuero em favor do povo judeu, ao qual ela mesma pertencia. Ao mesmo tempo, mencionou a graciosa beleza desta “flor do seu povo”.

Segundo o bispo, a Rainha Ester, judia, é um símbolo do amor que Deus dedica a qualquer nação que expressa a sua
confiança nele reconhecendo a sua obra em Maria, a “rainha”, mas também acolhendo a sua vontade e justiça como rumo de seu caminho.
"A virgem Maria, imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo, desde a sua Concepção Imaculada até sua Assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vínculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos”, proclama o Documento de Aparecida.
Estimulados pelo tema “Com Maria, vamos realizando nossa partilha na missão e no amor”, os romeiros refletiram sobre a importância da missão na Diocese e pediram forças a Deus para uma evangelização cada vez mais atuante. Segundo Dom Jaime, “a Romaria faz parte do calendário pastoral da Diocese e tem o caráter de promover à participação, o ânimo, a alegria e a esperança entre todas as comunidades”, apontou. A Romaria Missionária é uma ação do projeto diocesano - Ação Missionária Evangelizadora (AME) – Santas Missões Populares.
Ele ressaltou que o passo atual das missões é aprofundar a formação. “As romarias são momentos celebrativos, mas desde 2006 estamos realizando ações de estímulo às missões em toda a Diocese. Neste momento, o nosso foco é a formação para que os fiéis possam se dedicar a vivência de sua fé, concluiu Dom Jaime.
Confira mais fotos!

Fotos: Yve Leão, Alexsandra do Nascimento e Pollyana Belfort (Pascom)
Por Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação (Pascom) da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário