segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comissão para a Juventude reúne equipe de comunicação para avaliar projetos

A Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, se reuniu em Brasília neste fim de semana, 23 a 25, para avaliar os trabalhos realizados até o momento e planejar os próximos passos. Entre os assuntos discutidos, estava a divulgação e a cobertura da peregrinação da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país e a realização do 1º Encontro Nacional de Jovens Comunicadores Católicos, previsto para 2012.

A reunião contou com a participação do presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro, do assessor da Comissão, padre Carlos Sávio Ribeiro, além dos jovens comunicadores de vários estados do país, integrantes da equipe Jovens Conectados, participou o padre Márcio Queiroz, coordenador de comunicação da arquidiocese do Rio de Janeiro e o padre Sérgio Lúcio, da diocese de Caraguatatuba.

Durante o encontro, dom Eduardo falou sobre “As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011 - 2015”. “Cada documento elaborado pela CNBB é trabalhado minuciosamente. Todos os detalhes são avaliados, para só depois haver uma publicação”, destacou.

Durante a apresentação, dom Eduardo destacou a importância dos estudos dos documentos e diretrizes publicados pela CNBB, “diretrizes estas que são elementos de unidade da Igreja”, apontou.

EquipecomunicacaoDentro do estudo das Diretrizes, “é preciso ajudar as pessoas a conhecerem Jesus Cristo, fascinarem-se por Ele e optarem por segui-lo. Esta adesão deve ser feita, fortalecida e ratificada tantas vezes quantas o cotidiano exigir” (cf 40-41), disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Para Dom Eduardo, a nova geração dos jovens exige uma compreensão que vai além dos meios utilizados na comunicação, é necessário compreender os pensamentos dos jovens. “Nós podemos no máximo aprender a mexer com a técnica, mas é preciso entender o processo que acontece no raciocínio e sentimento dos jovens”, disse.

O desafio apontado por Dom Eduardo para a equipe Jovens Conectados é conseguir aplicar os ensinamentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, especialmente no que diz respeito à comunicação e juventude, no projeto de comunicação da Comissão para Juventude.

No sábado, depois de avaliar as estatísticas de acesso do site e se reorganizar em quatro sub-equipes (Jornalismo, Redes Sociais, Publicidade e Tecnologia da Informação-TI), o grupo discutiu a parceria entre as equipe de comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, da arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pastoral da Comunicação (Pascom) Nacional, em vista peregrinação da Cruz da Jornada pelo país e da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Parte da reunião foi transmitida ao vivo pela internet.

No domingo, o principal tema debatido foi a organização de um encontro nacional de jovens comunicadores católicos, destinado a debater a evangelização nos diversos meios de comunicação.

Dom Eduardo Pinheiro disse que sai da reunião cheio de esperança. “Fiquei bastante impressionado e muito contente por ver, além da qualidade do trabalho que os Jovens Conectados estão realizando, também a criatividade, a doação, a alegria dessa juventude que não está medindo esforços para que, cada vez mais, a evangelização possa chegar a todos os cantos. Também percebi a riqueza da partilha - uma riqueza que vem da experiência pessoal, da prática profissional, da vivência cristã comunitária. Vem da preocupação também no engajamento social. Vem de todos esses elementos que, juntos, tornam a equipe de comunicação da Comissão para a Juventude uma equipe de qualidade”, disse.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário