quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Retiro Anual da Liturgia Jovem da Catedral em Lagoa Seca.



Com o tema “Santos sem deixar de ser jovens”, o Retiro Anual da Liturgia Jovem, da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, aconteceu no último domingo, 12, na Chácara Mariama na cidade de lagoa Seca (PB).

O evento religioso objetivou refletir sobre a Missão de Ministros da Palavra, sobre a vida comunitária na Catedral, sobre os desafios enfrentados para assumir o compromisso e a prioridade do serviço, sobre a importância que a Liturgia da Santa Missa tem na vida cristã de cada membro da Pastoral, sobre as transformações que a Sagrada Escritura e a Sagrada Eucaristia provocam na juventude, na forma de agir, de falar, de sorrir, de sofrer, de conviver, de amar.

Para tanto, o retiro iniciou-se com a Santa Missa presidida por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral, que fez uma homilia voltada para o perdão e de forma partilhada com os membros da liturgia que participavam da celebração.

Em seguida, houve o testemunho de Monilly sobre "A Liturgia na Vida Cristã". Monilly dividiu a sua experiência na Liturgia Jovem da Catedral, da qual participa desde a fundação, tendo-a coordenado por vários anos. A frase que se destacou para o grupo foi "cada um da Assembléia vai à Missa na busca de algo e nós da Liturgia somos o canal de acesso para as respostas que os fiéis buscam". Após este momento, pausa para o almoço.

No retorno, um grupo de teatro do Encontro Jovens Damas9EJD) fez uma encenação que Rodolfo Lucena (membro da Liturgia Jovem e Ministro de Eucaristia) intitulou como "A História da Salvação", pois a peça representou a criação do mundo por Deus; a entrega de toda a criação à humanidade; situações do mundo que afastam as pessoas de Deus, como a vaidade, a luxúria, a ganância, o suicídio; mostrou ainda que Jesus está sempre intercedendo por nós junto a Deus Pai e que Ele traz a vitória sobre tais situações através da morte e ressurreição na Cruz.

Após a peça, houve Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida por Rofolfo Lucena. A Adoração foi repleta de muita contemplação e emoção, no sentido de Renovação interior de cada membro da pastoral.

Após a Adoração, a pastoral fez a partilha de tudo o que foi vivenciado no retiro e o dia encerrou com um lanche de confraternização.


Alana e paulliany

Coordenação da Pastoral Liturgia Jovem Catedral


Confira no link abaixo mas fotos do retiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário