domingo, 20 de abril de 2014


Dom Delson: “A morte de Cristo tem uma grande importância para os cristãos, mas a ressurreição é a essência do cristianismo”
A missa de Páscoa, neste domingo (20), reuniu centenas de católicos na Catedral Nossa Senhora da Conceição às 10h. A missa, que relembra a Ressurreição de Jesus Cristo, foi celebrada pelo bispo Diocesano Dom Manuel Delson.
Durante a homilia, Dom Manuel Delson falou que a vitória de Cristo sobre a morte também é a nossa vitória. Os relatos sagrados nos coloca no tempo deste acontecimento singular da nossa fé cristã, a ressurreição do Senhor. Para os apóstolos, Pedro faz um esforço refazendo toda a historia de Jesus ungido de Deus que veio fazer o bem curando as pessoas cheios da força do pai, expulsando demônios libertando os homens do mal e os Judeus o mataram. Mas no terceiro dia Deus o ressuscitou. E é esta a nossa fé, o cristo ressuscitado pelo cordeiro de Deus para que ele o filho continuasse presente em nosso meio e na nossa historia e para que nos seguimos seus passos sejamos também testemunhas do Cristo vivo e vitorioso. E a conclusão de Pedro é essa “todo aquele que crê recebe em nome de Jesus o perdão dos pecados.” Dom Delson indaga; “não é isso que nos mais precisamos?” Sermos perdoados dos nossos pecados e libertos de nossas fraquezas? lavado e purificados de nossa culpa? 


Em outro momento Dom Delson diz; “A morte de
Cristo tem uma grande importância para os cristãos, mas a ressurreição é a essência do cristianismo, se Cristo não ressuscitasse , seria vã a nossa pregação, o Evangelho seria uma enganação e a nossa salvação uma grande farsa”. O apostolo Paulo escrevendo aos Romanos declara "Se com tua boca confessares a Jesus Cristo como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".
Jesus após a ressurreição, apareceu durante quarenta dias, no mesmo corpo físico e com as marcas dos pregos e da lança que o transpassou o lado. Quem nos dá este testemunho detalhado é o próprio Jesus quando visita os discípulos. Lucas 24v. 39 "Vedes as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Apalpai-me e vede; um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho." Tomé também duvidou e Jesus apareceu a ele e disse: "Põe aqui o teu dedo; vê as minhas mãos. Chega a tua mão e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente". (Jo20v. 28).
A celebração da Páscoa é um grande dia para a humanidade, pois foi nesse dia em que nos fomos resgatados pelo amor. Deus abre o coração restabelece o dialogo e refaz um caminho novo de vida para todos nós através da ressurreição de Jesus. Fomos feitos criaturas novas, nascemos de novo, agora com uma perspectiva de esperança porque Jesus Cristo nos garantiu um lugar no paraíso. “Não tenhais medo. Sou eu, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre” (Ap 1,17-18).
Aurea Ramos Araujo e Roberta Molina
Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário