sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dom Delson preside Missa da Santa Ceia do Senhor na Catedral de Campina Grande

Nessa quinta feira (17) às 17h dentro da programação de Semana Santa, a Diocese de Campina Grande realizou a Missa da Ceia do Senhor onde Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia. Dentro da santa missa aconteceu a cerimonia de lava-pés, presidida pelo o bispo Dom Manoel Delson que relembrou o gesto de humildade narrado na bíblia, lavou os pés dos fiéis na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.


O Bispo lembrou a ultima ceia que Jesus teve com seus discípulos na qual foi introduzida o Sacramento da Eucaristia; Jesus sabendo que ia deixar esse mundo quis ficar conosco na ceia com seus apóstolos, a ceia de Páscoa na qual ele tomou o pão, benzeu, partiu e deu a seus discípulos, dizendo: "Tomai e comei; isto é o meu corpo". Depois tomou o cálice com vinho, rendeu graças e lhes deu, dizendo: "Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue" (cf. Mt 26, 26-28). 

As obras que a Eucaristia causa em nos são grandiosas. Por este sacramento entramos em união pessoal com Jesus. Essa é a maior graça. Por si mesma a Eucaristia dá o aumento da graça santificante, a alma vai sendo transformada em Cristo. Além disso, ao receber a Eucaristia recebemos a graça sacramental particular, ou seja, tudo o que o alimento produz com relação a vida do corpo, assim o faz a Eucaristia com relação a vida da alma.

Sobre a cerimonia de lavar os pés, Dom Delson falou que deve ser compreendido com um significado mais profundo. “Lavemos os pés uns dos outros na caridade, no amor, na prática da justiça e na defesa da vida”. 

O ato de lavar os pés dos fieis é repetido hoje nas celebrações para lembrar o momento em que Jesus lavou os pés dos seus discípulos ensinando que todos devem servir uns aos outros.
O lava pés foi o acontecimento que marcou a obstinação de Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

No final da celebração, aconteceu a Transladação do Santíssimo, onde o Bispo incensou e cobriu o Cibório e o levou para a Capela do Santíssimo.

Pe. Márcio Henrique, Vigário Geral da Diocese e pároco da Catedral, que também celebrou a santa missa, convidou a todos para as solenidades da Sexta Feira Santa que contempla: Via Sacra às 10h, 11h – Celebração Penitencial e Ofício da Agonia de Jesus ao meio dia. 


Texto:Aurea Ramos Araujo e Roberta Molina
Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário