quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pe. Márcio preside Missa de Ramos às 17h na Catedral de Campina Grande

Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição aconteceu, ontem(13/04), a segunda missa das bênçãos de ramos, às 17h30, presidida pelo Vigário Geral da Diocese local e pároco da Catedral.
Em sua homilia, Pe Marcio Henrique fala sobre a entrada de Jesus em Jerusalém e lembra que o povo esperava um rei potente certamente montado num majestoso cavalo de guerra.
“Hoje fizemos essa memoria da entrada de Jesus em Jerusalém. Eis que o teu rei vem a te manso montado num jumento, num potro de jumento, um jumentinho. É assim que Jesus hoje entra em Jerusalém para a paixão, para fazer sua pascoa deste mundo para o pai. Entra montado num jumentinho. Jerusalém é a cidade do messias, Jerusalém é a cidade onde deveria se manifestar o messias o reino de Deus, o povo esperava esta promessa, e na entrada de Jesus o povo acena Hosana ao filho de Davi, bendito o que vem em nome do senhor, Hosana no mais alto céus.”, acentua o padre.
Segundo Pe. Márcio da mesma forma hoje nós o clamamos, mais esse messias que vem de uma forma impressionante surpreende a todos, vem numa lógica diferente da lógica em que os homens esperavam, vem montado num jumentinho. Todos esperavam um rei potente certamente montado num majestoso cavalo de guerra, mais Jesus não se utilizou desse símbolos da força e do poder, vem montado num burrinho que era usado pelos servos. As pessoas que viviam do duro trabalho na época usavam o burrinho, Jesus vem exatamente montado num burrinho. Vem como servo manso e humilde, e para aquele povo tornou-se um escândalo por que eles esperavam um rei forte, potente e Deus envia um servo frágil e humilde.
Indaga o presbítero, se nós compreendemos essa lógica de Deus em enviar um rei frágil e humilde, uma vez  que nem o povo de Israel compreendeu. E também nos questiona se temos dificuldade de aceitar as verdades de Deus em nossa vida.
Que lógica é essa lógica de Deus tão diferente da lógica do humano, do ser humano que espera sempre o grandioso, mais para Deus é diferente? E misteriosamente o povo de Israel não conseguiu entender a mensagem de Deus e refutou Jesus, eles não o aceitavam.  Será que nóss hoje compreendemos? Essa é a pergunta. Será que foi só o povo de Israel que não compreendeu a logica de Deus? Ou ate hoje nos também ainda temos dificuldades de aceitar a verdade de Deus? O que seria hoje seguir o Cristo em procissão? Eu diria que é se comprometer com Jesus que tem essa logica seguir Jesus na vida, nos fizemos a memoria dentro da liturgia, mais o que seria seguir esse Jesus la na vida?, esse Jesus que tem totalmente uma logica  do humano frágil, humilde.
Segundo Pe Marcio Jesus deu sua vida não só para os bons, mas para os pecadores, por quem menos merecia.
Dar a vida para os bons qual quer um de nós faz, fazer o bem a quem é bom a quem nos serve, mas Jesus fez algo extraordinário ele deu a vida por meios trágicos como nós vimos, por quem pecou, por quem errou, foi exatamente isso que jesus fez é assim também conosco. Nós também precisamos passar por essa cruz se queremos caminhar até a ressureição, temos que passar pela dor da carne da vida, isso é o que quer dizer o senhor.
É na dor da carne da vida que o Senhor nos convida a participar da sua cruz e caminhar com ele para a ressurreição. Infelizmente, nós, que aqui nos sentamos à mesa com ele, tantas vezes o deixamos de lado quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato!” Era exatamente a palavra de jesus. É para nós  essa palavra e não só para Judas. Comemos o seu Pão ao redor deste Altar sagrado e, no entanto, o abandonamos nas horas de cruz: “Esta noite vós ficareis decepcionados por minha causa!” – Que pena! Queríamos um Messias fácil, um Messias que nos protegesse contra as intempéries da vida, que fosse bonzinho para o mundo atual. Como seria bom um Messias de acordo com o assassinato de embriões, com o aborto, com a libertinagem reinante… Mas, não! Esse Messias prefere morrer a matar, esse Messias exige que o sigamos radicalmente, esse Messias nos convida a receber a mesma rejeição que ele recebe do mundo: Minha alma está triste até à morte. Ficais aqui e vigiai comigo!”
“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca!” Que nos sustente a força daquele que por nós se fez fraco! Que nos socorra a intercessão daquele que orou por Pedro para que sua fé não desfalecesse! E se, como Pedro cairmos, ao menos, como Pedro, arrependamo-nos e choremos! Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!
A missa foi transmitida pela Pastoral da Comunicação (Pascom) através do seu blog http://pascomcatedralcg.blogspot.com
Texto e foto

Pascom Catedral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário