sexta-feira, 18 de abril de 2014

Missa dos Santos Óleos na Catedral de Campina Grande


Nessa Quinta-feira Santa (17) às 8h30, foi celebrada na Catedral Nossa Senhora da Conceição a Missa dos Santos Óleos. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese local Dom Manoel Delson com a participação dos sacerdotes de todas as paróquias acompanhados de uma delegação de fiéis para proclamar a união da comunidade eclesial.

Em sua homilia Dom Manuel Delson falou da importância dos sacerdotes para a comunidade. “Vocês são importantes, pois levam o Cristo vivo a todas as pessoas na vivencia da comunhão. O Bispo também lembrou das pessoas que muitas vezes seguem por caminhos errados como os das drogas, são essas pessoas que mais precisam de Jesus Cristo o único que pode operar a grande transformação que o mundo precisa”, disse o Bispo.


Dom Delson finaliza sua homilia pedindo orações dos fiéis. “Peço com confiança a todos os fieis que rezem por nos, rezem primeiro pelo bispo que é quem mais precisa de oração, depois por todos os padres que precisam, rezem pelas famílias, rezem pelas vocações sacerdotais, rezem para que a unção de Jesus Cristo seja eficaz no nosso tempo. E a diocese de Campina Grande continue sendo uma igreja viva que agrade a Jesus Cristo o nosso Senhor “

Durante a Missa, após a homilia, os padres fizeram a Renovação das Promessas Sacerdotais diante do Bispo. Em outro momento, dentro da Santa Missa, aconteceu a bênção dos santos óleos.

Óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações dos Sacramentos do Batismo, do Crisma, da Unção dos Enfermos e da Ordenação. Sempre que houver celebração com óleo, deve estar à disposição do ministro uma jarra com água, bacia, sabonete e toalha para as mãos.


São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.

É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

Ao final da Celebração, Pe. Márcio Henrique convidou a todos para as demais solenidades da Semana Santa.

A Missa foi animada pelo Ministério de Música Sol Maior e teve cobertura da Pastoral da Comunicação da Catedral e da Diocese.

Texto
Aurea Ramos Araujo e Roberta Molina

Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário