terça-feira, 27 de maio de 2014

Fiéis participam da missa de acolhida e posse do novo pároco da Catedral Pe. Luciano Guedes

Nesse domingo (25) às 10h, foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição a missa de acolhida e posse do novo pároco Pe. Luciano Guedes da Silva. A missa foi presidida pelo bispo Dom Manoel Delson e concelebrada por Monsenhor Antônio Apolinário.
Muitos fiéis de Campina Grande, e da cidade de Cuité e de Queimadas se fizeram presentes na Catedral na manhã desse domingo, alguns para acolher e dar as boas vindas outros para se despedir de Pe. Luciano que esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Cuité (PB) .

Durante a missa Pe. Luciano proclamou o Evangelho e a homilia foi feita pelo bispo Dom Delson, que na ocasião deu as boas vindas aos fiéis, às pastorais, e a todos que participaram da celebração e em especial ao Pe. Luciano Guedes por estar tomando posse como novo pároco e da Catedral.


Em sua homilia Dom Delson falou que o evangelho nos fala do amor. Se amamos a Jesus guardamos seus ensinamentos. “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.” Se, dizemos que amamos a Deus, mas não obedecemos ao que ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância. Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor de Deus.

Continuando o bispo: “Só teremos Deus conosco, realmente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário seria romper o Seu poder sobre nós. Às vezes, é difícil para nós assumirmos os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo, quem nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecer fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência à direção do Espírito Santo também é uma prova de que amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos e a Sua Palavra. É importante que na vida cristã, o amor seja a chave de tudo. Amar Jesus é colocar em prática toda sua Palavra, agindo assim o Espírito Santo desce sobre nós”.


Ainda durante a celebração Pe. Luciano recebeu das mãos do bispo a chave da Igreja e do Sacrário, e a água da pia batismal. Após a celebração foi lida a ata de nomeação e, em especial, uma mensagem de acolhida, por Anderson Ramalho(Coordenador do Ministério da Comunhão da Catedral), uma poesia e depoimentos de integrantes da Paróquia Nossa Senhora das Mercês e oferecido um buque de rosas pelos membros da Catedral.


A Missa foi transmitida pela Rádio Caturité, Rádio de Cuité e pela internet através do blog da Pastoral da Comunicação da Catedral.

Texto:Aurea Ramos Araujo, Roberta Molina Ribeiro (Pascom Catedral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário