quarta-feira, 21 de maio de 2014

“Quero ser pai, pastor e amigo”, afirma dom Félix em sua posse

Cerca de 5 mil pessoas participaram da posse canônica do novo bispo de Governador Valadares (MG), dom Antônio Carlos Félix. A missa solene aconteceu no último domingo, dia 18, na catedral de Santo Antônio. Dom Félix demonstrou, em suas palavras o desejo de mostrar no seu pastoreio a presença paternal e fraterna com os fiéis.

  “Não me considerem um administrador de ordem, não busquem em mim as maravilhas da técnica e da profundeza científica. Quero ser para vocês pai que educa e corrige, pastor que cuida e conduz e amigo capaz de celebrar e sofrer junto”, afirmou dom Antônio Carlos Félix durante a celebração.
Dom Félix ainda expressou a vontade de amar a todos e a sua disponibilidade de acolhida. “Quero amar a todos sem distinção – e se houver preferência que ela seja para os pobres, enfermos, humildes, simples, abandonados, a exemplo de Jesus. Com isso, não devo me isolar à cúria diocesana. Quero que o povo tenha livre acesso a mim, sem barreiras e preconceitos!”, resumiu.
Participaram da Celebração Eucarística leigos, religiosos e autoridades políticas. Outros membros do episcopado concelebraram a Missa, como o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, o bispo emérito de Governador Valadares (MG), dom Werner Siebenbrock, o bispo diocesano e o bispo emérito de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), dom Marco Aurélio Gubiotti e dom Odilon Guimarães Moreira, o bispo de Teófilo Otoni, dom Aloísio Jorge Pena Vitral, o arcebispo de Montes Claros (MG), dom José Alberto Moura, e o arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco Rezende Dias.
Dom Antônio Carlos Félix foi nomeado no dia 06 de março de 2014 para assumir a diocese, que estava vacante após a renúncia de dom Werner Siebenbrock, por motivos de idade, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Dom Félix atuava na diocese de Luz (MG), onde foi diretor da Faculdade de Ciências e Letras do Alto São Francisco (FASF) e presidente da instituição Obras Sociais e Educacionais de Luz. (Fonte; http://www.cnbb.org.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário