sábado, 26 de julho de 2014

CRISTO, NOSSO TESOURO! Pe. Luciano Guedes


Concluímos neste domingo o ensinamento das parábolas do Reino, apresentadas por Mateus no seu capítulo 13. A parábola do “tesouro escondido”, da “pérola preciosa” e da “rede lançada e os peixes”. Mateus chama a atenção de seus ouvintes, para não terem uma “fé morna e acomodada, ao sabor das preocupações e prazeres imediatos” que são mutáveis e passageiros.

Encontrar Jesus Cristo é a descoberta do tesouro, da pérola preciosa, em nossas vidas! Um cristão com pouco entusiasmo, cansado, pessimista, triste, mergulhado somente nas tensões da vida, talvez seja até engajado na Igreja, mas não experimentou ainda o Reino. Pode-se até ser padre, religioso, consagrado, sem nunca ter encontrado a alegria e o brilho que o Reino projeta em quem o experimenta verdadeiramente. Quem encontra este tesouro, corre, tem pressa em contar às outras pessoas, torna-se testemunha deste modo novo de ser e de existir, pois vive na alegria e na força de Deus.

Vejam! Em sonho “Deus disse a Salomão: pede o que quiseres, eu Eu te darei! O jovem rei pediu sabedoria para discernir o bem do mal, para governar com justiça e retidão seu povo”! (1 Rs 3,5s). Não pediu riquezas materiais e glória, mas um coração inteligente! Em outras palavras, escolheu o fundamental - Deus e sua Palavra -, e tudo mais lhe foi creditado! E você hoje, o que pediria a Deus? Sucesso pessoal, bens materiais, etc., ou pediria a sabedoria para encontrar o tesouro de Jesus Cristo e com ele significar todos os seus valores e escolhas?

Que nesta semana, você redescubra o tesouro, a pérola da Palavra de Jesus e do seu Reino. Não nos conformemos com uma vida rasteira, fechada somente em coisas que vão passar, mas nos empenhemos numa vida inspirada nos valores eternos da Santa Palavra de Deus, que nos habilita para o amor misericordioso, a reconciliação, o serviço aos irmãos, pois nosso bem definitivo é o tesouro encontrado, Cristo!

A humanidade tem todo tipo de peixe, a Igreja também! No dia derradeiro, os peixes bons serão separados dos maus. Você terá feito também sua opção pelo tesouro, pela pérola do Reino dos Céus ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário