segunda-feira, 7 de julho de 2014

PBE prepara reforço para missão em Londres

O bispo de Caxias do Sul (RS) e responsável pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), dom Alessandro Ruffinoni, esteve em Londres, na Inglaterra, entre os dias 26 de junho e 02 de julho, para apresentar uma proposta de atendimento aos fiéis da Capelania Brasileira Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Whitechapel, periferia da cidade. Em um encontro com o bispo auxiliar de Westminster, dom John Arnold, que é responsável pelos missionários estrangeiros que trabalham com migrantes na capital inglesa, foi debatido o atendimento religioso à comunidade brasileira. A missão da PBE nos Estados Unidos também ganhará reforço.
De acordo com dom Alessandro Ruffinoni, a Capelania Brasileira em Londres é atendida por padres diocesanos de várias dioceses do Brasil que acompanham as seis comunidades da capital britânica. Ultimamente, entretanto, o número de sacerdotes disponíveis diminui por diversos motivos, entre eles a dificuldade de conseguir documentação para ter um passaporte europeu. O atendimento nos últimos meses tem sido feito pelo padre Tulio Melo Wavginiak, com ajuda de outros presbíteros brasileiros que estudam na Itália ou na Espanha e se dirigem para a Inglaterra durante as férias.
O encontro com o bispo auxiliar de Westminster foi precedido por uma conversa entre dom Ruffinoni e um dos fundadores da Congregração “Comunidade Missionária Providência Santíssima”, monsenhor Orlando Aparecido de Souza. “Falamos sobre Londres e a realidade dos migrantes. Pedi a sua ajuda. Ele saiu deixando-me uma grande alegria no coração e uma esperança de ajudar. Foi com esta alegria que me apresentei ao bispo Dom John Arnold”, conta dom Alessandro Ruffinoni.
No encontro com o bispo local, dom Ruffinoni, acompanhado do padre Tulio, apresentou a proposta de ajuda da congregação “Comunidade Missionária Providência Santíssima”, lembrando do pedido das lideranças das comunidades brasileiras que “suplicaram” que não os abandonasse e que enviasse padres mais estáveis, que permanecessem exclusivamente pelo menos três anos na missão. “Comecei a falar com a presença de um tradutor. Logo percebi que o bispo acolhia a minha proposta inclinando, lentamente e várias vezes, a cabeça”, afirma o bispo brasileiro.
Os migrantes comemoraram a sinalização de uma nova realidade no atendimento religioso às comunidades.
De acordo com a PBE, a Capelania Brasileira Nossa Senhora Aparecida é a maior comunidade de brasileiros na Europa, com 300 mil pessoas. Dom Ruffinoni recorda que desde 1995 a Igreja no Brasil tem o compromisso de oferecer ajuda aos bispos estrangeiros que acolhem os migrantes brasileiros em suas dioceses.
EUA
Nos Estados Unidos, a missão da PBE ganhará reforço em breve. Os migrantes brasileiros em Boston receberão o padre Valdir Mesquita Ferreira Lima, da arquidiocese de Niterói (RJ). O sacerdote participa do curso Ad Gentes promovido pelo Centro Cultural Missionário, em Brasília (DF), enquanto a documentação é encaminhada ao arcebispo de Boston, cardeal Seán O'Malley. (Fonte;http://www.cnbb.org.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário