segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CATEDRAL DE CAMPINA GRANDE CELEBRA 20 ANOS DO EJC



Nesse último sábado, 25 de setembro, a Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Conceição celebrou os 20 anos do Encontro de Jovens com Cristo (EJC). A solene eucaristia foi marcada por uma soma de emoção, gratidão e simbolismos, tendo em vista os frutos durante as duas décadas.
A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Luciano Guedes e concelebrada por Padre Márcio Henrique e Padre Isaías, ambos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e com importantes serviços prestados ao EJC.
Em sua homilia, Pe. Márcio destacou o empenho de casais e jovens na consolidação dos encontros, bem como os resultados práticos na experiência de fé da comunidade, “O EJC é uma família que está presente na alegria e na dor, pois enraíza entre seus membros, laços de amor, amizade e fidelidade”, frisou o sacerdote que durante 14 anos foi dirigente espiritual do movimento.
Padre Márcio ainda ressaltou as mudanças pastorais que o EJC provocou na Paróquia, como o surgimento da Missa da juventude, a criação do Ministério de música ‘Restauração’ e ampliação de pastorais, como a ‘Carcerária’ e do ‘Menor’. A pretexto da iluminação bíblica do dia, o pregador salientou as três mensagens expressas na liturgia, “tolerância na convivência com os que pensam diferente de nós, o cuidado com os pequenos e a necessidade de arrancar de nós mesmos, aquilo que nos faz tropeçar”, concluiu.

Ao final da celebração, o Pe. Luciano refletiu acerca dos desafios da evangelização juvenil no mundo contemporâneo. É bem verdade que o jovem cristão vive na encruzilhada entre o sagrado e o profano, o agir santificado e a tentação do mal. Segundo as Diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja no Brasil 2003-2006, “ as mudanças no cenário, velocidade e volume da informação, a rapidez com que a tecnologia mudou o cotidiano, novos códigos e comportamentos” (CNBB, 2007, p. 12). suscitam posturas e métodos eficazes na construção de um vínculo religioso permanente entre os jovens. Na contramão do discurso secular que permeiam a pós-modernidade, o EJC tem marcado posição, com corações e mentes afinados aos valores evangélicos.
Pe. Luciano agradeceu a participação de Pe. Márcio por ter aceito o convite, pela bela memória que fez do EJC, em sua homilia, por todos que fazem e que fizeram parte desta caminhada, por todos os presentes, por àqueles que acompanhavam a Santa Missa pela Rádio Caturité e pela internet através do blog da Pastoral da Comunicação da Catedral: http://pascomcatedralcg.blogspot.com.
A Pastoral da Comunicação esteve na cobertura fazendo fotos, vídeo e transmitindo ao vivo a Celebração Eucarística carregada de emoções.
Parabéns FAMÍLIA EJC!
Texto: Emilson Garcia, Aurea Ramos Araujo (Pascom Catedral

Fotos: Pascom Catedral


Nenhum comentário:

Postar um comentário