domingo, 13 de setembro de 2015

Papa Francisco e presidente da Sérvia dialogam sobre crise de refugiados do Iraque e Síria

Na quinta-feira, 10, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano o Presidente da República da Sérvia, Tomislav Nikolic. Eles conversaram, entre outros temas, a respeito da crise dos refugiados que continuam chegando à Europa, provenientes principalmente do Iraque e da Síria.
Através de um comunicado publicado pela Santa Sé, informaram que “durante os colóquios cordiais foram ressaltadas as boas relações entre a Santa Sé a República da Sérvia; abordados temas de comum interesse, concernentes às relações entre a comunidade eclesial e a civil, com particular referência ao diálogo ecumênico e à contribuição da Igreja Católica para o bem comum da sociedade sérvia”.
Além disso, foram abordados outros assuntos como por exemplo, “o caminho empreendido pela Sérvia rumo à plena integração na União Europeia, como também algumas situações de caráter regional e internacional, entre as quais a condição dos refugiados sírios e iraquianos, reafirmando-se a importância de privilegiar uma solução compartilhada para a crise em andamento”.
Estes dias, os 28 países que formam a União Europeia tratam de ajudar os milhares de refugiados chegados principalmente a Hungria, Áustria e Alemanha, vindos da Síria e do Iraque. Milhares de famílias fogem da perseguição religiosa sofrida pelo islamismo radical do autodenominado Estado Islâmico (ISIS) e pelas trágicas condições que devem suportar em seus países.
Durante os últimos dois meses, chegaram cerca de 160 mil refugiados que serão distribuídos por distintos países segundo um plano publicado recentemente pela União Europeia. Espanha, por exemplo, deverá acolher 17.680, Alemanha, 31.443, e França, 24.031.
Por sua parte, o governo dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira que acolherá cerca de 10 mil refugiados sírios.
Somente neste ano, já chegaram ao continente aproximadamente 351 mil refugiados cruzando o Mediterrâneo. Ente eles, 218 mil entraram através da costa da Grécia, enquanto à Itália chegaram 114 mil, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações. Apesar da tentativa, cerca de 2.643 não conseguiram e morreram no mar, devido ao naufrágio da sua embarcação.
Fonte: ACIDIGITAL
Foto: Flickr - European Commission 

Nenhum comentário:

Postar um comentário