Começou ontem, dia 22 de setembro, na Catedral de Campina Grande, o breve curso de Escatologia, tendo como assessor o seminarista e estagiário Van Victor. O curso tem o objetivo de apontar as dúvidas e questões da nossa fé cristã acerca da compreensão do sentido da nossa própria vida para entendermos o sentido da morte. Em momentos de perdas, algumas vezes de forma inesperada, surgem muitos questionamentos em nossa mente: Por que isso aconteceu? Qual o sentido disso? Porque, tão jovem, essa pessoa morreu? Existe algo, além da vida? Por que Deus levou essa pessoa?

É por isso que devemos ter responsabilidade com aquilo que fazemos da nossa vida terrena, pois o que virá, na vida eterna, será consequência dos caminhos que escolhemos seguir e então surge mais um questionamento, existe então, vida após a morte? Não há provas cientificamente comprovadas, que isso ocorra. O que a fé católica acredita é que após a morte, aqueles que morreram na graça de Cristo, não dormem, mas no mesmo instante de sua morte, separam-se de seus corpos e se encontram junto a Jesus no Paraíso. O que cremos é na ressurreição e na vida eterna e que no último dia seremos julgados, mais uma vez; será a hora da verdade, onde nos encontraremos diante de Deus e então nos serão apresentadas as possibilidades do céu, do purgatório e do inferno, mediante as escolhas que fizemos na nossa vida.
A partir dessa primeira reflexão, outros tantos questionamentos são suscitados: O que é céu? O que é purgatório? O que é inferno? O que acontecerá com a terra após o juízo final? São perguntas que serão discutidas nos próximos dias de formação, 22 e 23 deste mês, e como católicos precisamos nos apropriar desses conhecimentos para professar, verdadeiramente, a nossa fé.
Muitos coordenadores e agentes pastorais e fieis da comunidade participaram dessa primeira noite.
Ao final, o pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes agradeceu a presença de todos e renovou o convite para as noites seguintes.
Texto
Nadilza Souza - Pascom Catedral
Fotos: Pascom Catedral
Nenhum comentário:
Postar um comentário