quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PROCISSÃO E MISSA MARCAM ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Após inesquecíveis 09 dias de celebração, a Diocese de Campina Grande encerrou na tarde dessa segunda-feira, a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Uma grande procissão reuniu milhares de pessoas, que pelas principais ruas da Rainha da Borborema, evidenciaram com louvores e júbilos, o seu amor a Mãe de Deus.
Em cada esquina, em vários apartamentos e casas, as demonstrações de fé emocionaram a todos que participaram do cortejo. No Açude Velho, corredores pararam seu percurso em respeito ao momento mariano, famílias se amontoaram nas portas e aplaudiam a devoção dos participantes, passageiros se esticaram nos ônibus e observavam atentamente pelas janelas. Idosos, crianças, casais e jovens entoavam a todo instante, sem aparentar cansaço, cânticos de exaltação a Maria
No Parque do Povo, a Missa Solene de encerramento reuniu inúmeros padres e foi presidida pelo Bispo Dom Delson Barbosa, que em sua homília, sintetizou os principais aspectos que suscitam nos católicos uma grande veneração por Nossa Senhora. Tendo como ponto de partida, a iluminação bíblica (Primeira Leitura - Gn 3,9-15.20/ Responsório -Sl 97/ Segunda Leitura -Ef 1,3-6.11-12 e o Anúncio do Evangelho (Lc 1,26-38), o  nosso Pastor Diocesano destacou o tema da festa “Imaculada Conceição, misericórdia de Deus” e o papel de Maria no plano da salvação.
        “O Papa Francisco abriu hoje no Vaticano, o Jubileu da Misericórdia, somos chamados a sentir o rosto bondoso de Deus  na pessoa de nossos irmãos e irmãs. Ao mesmo tempo, devemos olhar pra Maria, que nos protege e derrama sobre nós muitas graças. Enquanto que Eva é caracterizada pela desobediência, Nossa Senhora se faz serva do Senhor”, ressaltou.
     Dom Delson também sublinhou a necessidade de estarmos atentos aos desafios modernos que atingem à cidade. “Façamos a nossa parte, vivenciamos uma grave crise hídrica, é importante que colaboremos na preservação desse líquido precioso. Fiquemos atentos também aos males ocasionados pelo mosquito aedes aegypti, busquemos evitar a água parada”, concluiu.
       O momento da Consagração à Imaculada Conceição concluiu a festa de 2015. O Padre Luciano agradeceu a todos os parceiros que contribuíram direto e indiretamente para o êxito do evento religioso e social. De fato, centenas de agentes de pastoral e movimentos se doaram diuturnamente em inúmeras equipes de trabalho.
      O testemunho de Maria motiva os cristãos a confiar em Deus. Tal prática exige paciência, escuta e renúncia. Nesse sentido, apesar dos solavancos inerentes à jornada da fé, é preciso manter a esperança nas promessas do Senhor, e acima de tudo, assim como a Virgem de Nazaré, entregar-se a vontade de Deus, tendo como certeza, a concretude de suas maravilhas.
            AMÉM!
 Texto: Emilson Garcia (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário