quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DOM JAIME: 15 ANOS DE MINISTÉRIO EPISCOPAL

                                            

Nesta quinta – feira, 6, nosso bispo diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, comemora 15 anos de Ministério Episcopal. Em 29 de novembro de 1995, foi nomeado bispo da Diocese de Caicó (RN). A Ordenação aconteceu em Roma, em 6 de Janeiro de 1996 e a posse na Igreja Catedral de Santa Ana, Caicó, em 04 de fevereiro do mesmo ano. Depois de ter exercido por nove anos o ministério episcopal à frente da Igreja Diocesana de Caicó foi transferido para a Diocese de Campina Grande.

Dom Jaime iniciou seu ministério na nossa diocese no dia 23 de abril de 2005, quando tomou posse em solene celebração na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, como sexto bispo diocesano. Seu lema episcopal é “Scio Cui Credidi” – “Sei em quem acreditei”. À frente da nossa diocese implantou inúmeros projetos: a exemplo do Projeto AME (Ação Missionária Evangelizadora), criação de quinze paróquias e ordenação de vinte e sete padres.

Essa data especial deve ser comemorada com muita alegria, pois são anos de dedicação à Igreja. Parabéns Dom Jaime por essa comemoração. Agradecemos a Deus por estar ao seu lado durante esse momento importante de sua vida e pedimos a Ele que derrame suas bençãos sobre sua vida e o ilumine muito nessa caminhada junto a Igreja.

Para celebrar a data acontecerá às 16h, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, centro de Campina Grande, a Missa de Ação de Graças dos 15 Anos de Ordenação Episcopal de Dom Jaime, sob a presidência do aniversariante acompanhado por dez bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do qual ele é vice- presidente.   

Nessa Celebração Eucarística, pela imposição de suas Sagradas Mãos e Oração Consecratória, nosso bispo, ordenará sete seminaristas a diáconos.  
Para esses momentos especiais junto com Dom Jaime, venha e traga sua família!

DADOS BIOGRÁFICOS
Nasceu na Fazenda Cruzeiro, município de Tangará - RN, no dia 30 de março de 1947, às 8:00h da manhã de um domingo. Filho de José Patrício Vieira de Melo e Maria Nini Rocha. Batizou-se, na capela de Santa Terezinha, em Tangará, no dia 12 de Maio de 1947. Foram seus padrinhos, Antonio Vieira de Melo e Clara Rocha Vieira. Recebeu a 1ª Eucaristia em Natal, na capela do Orfanato Pe. João Maria (hoje a CIDA), no dia 24 de janeiro de 1958.
Em dezembro de 1959, foi residir na cidade de Santa Cruz do Inharé, levado por sua mãe para apresentá-lo ao pároco da cidade, o Monsenhor Emerson Fernandes de Negreiros,  em cuja residência paroquial mantinha um pré-seminário para meninos vocacionados ao sacerdócio.
Em 1971 concluiu o curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano seguinte, ingressou no Seminário Central do Ipiranga - São Paulo fazendo o curso de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção.

O diaconato recebeu no dia 08 de fevereiro de 1974, na Matriz da Imaculada Conceição, em Presidente Juscelino. No dia 1º de fevereiro de 1975, recebeu o presbiterado pela imposição das mãos do Sr. Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Nivaldo Monte. Assumiu diversas paróquias e cargos no Rio Grande do Norte.

Sua sagração episcopal realizou-se na Basílica de São Pedro, em Roma, conferida por sua Santidade, o Papa João Paulo II, no dia 06 de janeiro de 1996. Tomou posse na Diocese de Caicó no dia 04 de fevereiro de 1996, onde permaneceu até a sua transferência para a vacante Diocese de Campina Grande, no dia 16 de fevereiro de 2005.

Parabéns Dom Jaime, nosso querido Pastor, pelos seus 15 anos de Ministério Episcopal!

Por Professora Aurea Ramos Araujo
Gerente de Conteúdos do site: http://www.catedralcg.org.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário