quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dom Murilo fala sobre nova missão como Arcebispo de Salvador

"Eu vou para [a Arquidiocese de] Salvador com um grande desejo: ouvir muito, fazer tudo o que for possível e caminhar com aquele povo que já tem uma caminhada histórica". Foi o que disse Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, sobre sua nomeação como novo arcebispo primaz do Brasil, publicada nesta quarta-feira, 12.

Dom Murilo conta que recebeu o comunicado da Santa Sé com "muita surpresa", e aceitou com disposição. "Como dizer um não àquele que para mim é a voz de Cristo, (...) para mim um apelo do Papa é um apelo de Jesus Cristo", destacou.

O arcebispo conta que no momento em que recebeu a notícia lembrou do trecho no Evangelho em que Jesus pergunta à Pedro: "Tu me amas" (cf. Jo 21,16) e, disse acreditar que o que Jesus espera de nós é "a manifestação do nosso amor, depois o resto é a ação da graça divina".

"Quem dá crescimento ao Reino de Deus é o Senhor, e quando a gente coloca as próprias limitações e tristezas à disposição dele, o resto é Ele que faz. Porque Ele costuma usar vasos de barro para colocar suas riquezas", complementou.

Primaz do Brasil

Dom Murilo explicou que "primaz" é um título de honra, pois a Arquidiocese de Salvador foi a primeira do país. Quando ela foi criada, em 1551, todo o Brasil pertencia à essa diocese e isso deu um valor especial à diocese.

O arcebispo ressaltou, porém, que ter esse título não significa que o bispo de Salvador tenha poder sobre os seus irmãos bispos do Brasil. Mas, como a experiência tem mostrado, devido à importância histórica dessa arquidiocese (com mais de três milhões de habitantes), a palavra do arcebispo primaz acaba tendo uma força maior, o que exige, de quem assume essa função, uma grande afinidade com a Igreja e com os outros bispos.

Irmã Dulce

Dom Murilo recordou que, pouco antes de sua nomeação como Arcebispo de Florianópolis, em 2002, havia saído o anúncio da canonização de Madre Paulina, e diz ter comentado, que diante de suas limitações, Deus havia mandado uma santa para cuidar de seus passos.

"E isso novamente se repete, vou para uma arquidiocese onde Irmã Dulce será proclamada bem aventurada, dois meses depois da minha posse. Eu interpreto como Jesus me dizendo: 'não se preocupe, você é limitado, mas terá uma santa que vai interceder e vai evangelizar muito", afirmou.

Segundo ele, "esta é a característica dos santos, não evangelizar apenas no passado, eles continuam evangelizando"(...) Eu vou ter uma Irmã Dulce, que foi apaixonada pelos pobres e nos convida a olhar também para os mais necessitados".

Expectativa
O arcebispo afirmou que, assume a Arquidiocese de Salvador, com grandes ideais e amor à Igreja, e espera repartir isso com o povo de lá.

"Há 25 anos, quando João Paulo II me escolheu como bispo, eu escolhi o lema 'Deus é amor' (cf. I Jo 4,16), e estou convicto de que quando esta verdade penetra no coração e na vida, as soluções começam imediatamente a tomar conta do coração dessa pessoa", destacou Dom Murilo.

E concluiu: "essa certeza de que 'Deus é amor' nos anima a nos doar com mais generosidade, com mais dedicação e com mais amor. Essa é a grande mensagem que eu tenho para proclamar para aquele povo que, com certeza, me espera. Juntos vamos caminhar vivendo nessa certeza".
 


Fonte:Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário