sábado, 4 de junho de 2011

Pascom da Catedral de Campina Grande comemora Dia Mundial das Comunicações Sociais




Na última quinta-feira, dia 2, a Pastoral da Comunicação da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado, neste domingo, 5 de junho, realizou um seminário com o tema “Autenticidade na vida através da comunicação”.


A solenidade de abertura aconteceu às 19h, com a oração inicial e introdução a respeito da importância da comunicação da Igreja, por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Campina Grande (foto).


O seminário teve como palestrante, Rodrigo Apolinário -  Jornalista e Mestre. em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e estudante de Especialização em Cultura e Meios de Comunicação, pelo Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC/Paulinas) e Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (PUC/SP).


Rodrigo Apolinário iniciou sua fala questionando: “o que é ser autêntico?”; “Será que é sorrir sempre?”, “Como ser autêntico no tempo da diversidade?”, “Como ser autêntico através da comunicação?”. Após o debate sobre estas e outras questões similares e apresentação de vídeos sobre as novas redes sociais, numa eficiente interação com os participantes, o jornalista passou a fazer um histórico das Mensagens para o Dia Mundial das Comunicações, desde 1996, com ênfase na Mensagem do Papa Bento XVI para este ano de 2011, que tem como tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”.


Ao final do seminário, a Coordenadora da Pascom, Professora Aurea Ramos Araujo, em nome de Pe. Márcio e da Pascom, dirigiu os agradecimentos ao palestrante e aos participantes (agentes de diversas pastorais da Catedral e, de outras paróquias) e anunciou o I Mutirão de Comunicação da Catedral a realizar-se nos dias 9 e 10 de setembro próximo. Também lembrou aos presentes o seminário “Uma Vida Nova no Espírito”, de 6 a 10 de Junho, na Catedral, e que a campanha do agasalho 2011 se encerrará no próximo dia 17 de Junho.



Um comentário:

  1. Paz e bem.

    "A Palavra do Verbo encarnado, de fato, nos envolve não somente como destinatários da revelação divina, mas também como seus anunciadores", acrescentou, citando a exortação apostólica pós-sinodal de Bento XVI, Verbum Domini.

    Parabéns pela difusão do Evangelho.
    Anizio
    Catequese Crismal
    (http://crismaconfirmacao.blogspot.com/)
    Paróquia São Francisco de Assis
    Mangabeira VII - João Pessoa - PB

    ResponderExcluir