quinta-feira, 6 de março de 2014

Dom Delson preside Missa de Cinzas na Catedral de Campina Grande

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Frei Manoel Delson, presidiu  Missa de Cinzas nesta quarta-feira, dia 05,  que marca o início do período quaresmal. A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo pároco Pe. Márcio Henrique e Vigário Paroquial Monsenhor Antônio Apolinário, às 17h, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição.
Em sua Homilia, Dom Delson fez dentre outras estas reflexões:
"Quaresma, tempo de preparação, conversão, reflexão e de sacrifício"
 “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta, e o teu pai que conhece o que é oculto te recompensará.”
E continuou o bispo agora nos questionando: “o que Deus tem para nós neste tempo de conversão? O que irá mudar?
Segundo Dom Delson, a prática da esmola e da caridade que nos faz partilhar com o irmão aquilo que conseguimos poupar com o nosso jejum, bem como a reflexão espiritual são práticas que nos ajudam a nos colocarmos na presença de Deus, Aproveitemos este tempo propício que nos é dado para rezarmos mais, refletirmos mais sobre nossa vida, olharmos para dentro de nós mesmos e vermos como estamos em relação a Deus. Rever como andam nossos valores cristãos.
E ainda de acordo com Dom Delson, devemos sempre buscar voltar nossos corações para Deus. Se não estivermos voltados para Deus, os sentimentos ruins que estão tão comuns em nossa sociedade vão nos destruindo. Esta penitência que Deus pede de nós neste tempo de quaresma, tem poder de conversão.
“O evangelho nos deixa algo bem claro. Que a nossa esmola, a nossa oração ou nosso jejum não são algo para fazermos buscando nos engrandecer frente aos outros, o objetivo de tudo isto deve ser sempre a busca pelo caminho de Cristo, e para Cristo até o oculto é visível. E só ele poderá nos recompensar com uma vida mais feliz, uma vida mais abençoada. Quando temos Deus conosco nosso vida se torna mais leve, com muito mais paz.”, frisou Dom Delson.
Concluindo suas palavras, o bispo ainda nos pede para aproveitarmos este tempo oportuno que nos é dado na quaresma para nos aproximarmos mais de Deus! Lembrou também que as cinzas têm o sentido de nos lembrar que somos pó, viemos do pó e para o pó voltaremos. Mas em nós tem o sopro de Deus, este espirito que vive e que Deus quer que seja eterno.
“Então vamos valorizar nossa vida que Deus nos deu. Somos templos vivos de Deus e devemos fazer todo o possível para reverenciar a presença de Deus em nossa vida.”
Por fim, nos recomendou que peçamos a Deus que sejamos sinceros em nossa quaresma para que estejamos verdadeiramente preparados para a Páscoa que se aproxima. Que possamos ser cada vez melhores, melhores pais, melhores mães, melhores filhos, melhores profissionais.



Texto e fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário