quarta-feira, 5 de março de 2014

Papa destaca Quaresma como tempo forte para conversão




Santo Padre enfatizou que a Quaresma deve ser vivida como renovação pessoal e comunitária, mediante adesão confiante ao Evangelho



Na catequese desta quarta-feira, 5, Papa Francisco falou sobre o Tempo da Quaresma que a Igreja inicia hoje, com a Quarta-Feira de Cinzas. Trata-se de um período de preparação para a Páscoa, um tempo forte, segundo o Pontífice, para a conversão.

Francisco explicou que, neste tempo quaresmal, a Igreja convida a duas ações em especial: ter uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo e viver com mais empenho o próprio Batismo.

Segundo ele, a consciência acerca das maravilhas que Deus fez para a salvação do homem dispõe a mente e o coração humano para uma atitude de gratidão a Deus por tudo o que Ele fez. “Quando nós vemos este amor que Deus tem por nós, sentimos a vontade de nos aproximarmos Dele e esta é a conversão”.

Sobre o maior empenho em relação ao próprio Batismo, Francisco destacou que isso leva também a não se habituar às situações de miséria que se encontra nas cidades e nos países. Ele questionou também sobre a situação das crianças, se já sabem fazer o sinal da cruz, rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. “Pensem e respondam vocês. Esse costume a comportamentos não cristãos e de comodismo narcotiza o nosso coração!”.

O Pontífice destacou ainda que a Quaresma é um tempo propício para mudar a rota, recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que sempre desafia. É um tempo para ser vivido como renovação pessoal e comunitária mediante a aproximação a Deus e a adesão confiante ao Evangelho.
“Deste modo, permite-nos também olhar com olhos novos para os irmãos e as suas necessidades. Por isto a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor para com o próximo; um amor que saiba fazer propriamente a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor”.

Por fim, o Papa elencou os elementos essenciais para viver a Quaresma: dar graças a Deus pelo mistério do seu amor crucificado, fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos. Ele encerrou pedindo a intercessão da Virgem Maria para que acompanhe os fiéis nesses dias de intensa oração e penitência.

Confira a mensagem na integra: Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma!

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário