terça-feira, 18 de março de 2014

Primeiro dever do Cristão é alimentar a própria fé, diz Papa

Na tarde deste domingo, Francisco visitou paróquia, na periferia de Roma, e falou aos fiéis sobre a necessidade de escutar Jesus para alimentar a fé



O primeiro dever de cada cristão é nutrir a própria fé. Esta foi a recomendação do Papa Francisco, na Missa celebrada na tarde deste domingo, 16, na igreja de Santa Maria da Oração de Setteville di Guidonia, paróquia a cerca de 20 quilômetros a nordeste de Roma.
Deve-se escutar Jesus para tornar mais forte a fé, e olhar para Jesus para preparar os olhos para a bela contemplação da sua face. O Papa, no dia do Evangelho da Transfiguração, recordou aos fiéis o primeiro dever dos cristãos.
“Quais são os deveres do cristão? Eventualmente me direis: ir à Missa aos domingos, fazer o jejum e a abstinência na Semana Santa. Mas, o primeiro dever do cristão é escutar a Palavra de Deus, escutar Jesus, porque Ele nos fala e nos salva com a Sua Palavra. E Ele faz também mais robusta e mais forte a nossa fé com a Palavra”.
Francisco lembrou que, diariamente, escuta-se tantas coisas que são ditas no rádio, na televisão ou pelas outras pessoas. Ele questionou, então, se os fiéis dedicam um pouco de tempo, cada dia, para escutar Jesus.
Como já havia dito no Angelus, o Papa sugeriu um modo de alimentar a fé, todos os dias: levando sempre consigo um Evangelho, lendo todos os dias uma passagem para fazer entrar a Palavra de Jesus no coração e, assim, revigorar na fé.
O Santo Padre passou, em seguida, à segunda das graças que se pedem na oração: a graça da purificação dos olhos no espírito. Ele explicou que olhar para Jesus purifica os olhos e os prepara para a vida eterna.
“Talvez os nossos olhos estejam um tanto quanto doentes, porque vemos tantas coisas que não são de Jesus, e que, eventualmente, são contra Ele: coisas mundanas, coisas que não fazem bem à luz da alma. E, assim, essa luz apaga-se lentamente e, sem saber, acabamos por cair na escuridão interior, na escuridão espiritual, na escuridão da fé: uma escuridão, porque não estamos habituados a olhar, a imaginar as coisas de Jesus”.
Esta foi a quinta visita do Papa Francisco a uma paróquia neste primeiro ano de pontificado. Na ocasião, ele se encontrou com pessoas idosas, portadores de deficiência e com as comunidades neocatecumenais.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário