domingo, 16 de março de 2014

Em celebração na Quaresma, Pe Márcio diz que, assim como Jesus, temos que “enfrentar a cruz antes da glória”



O Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese e pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição afirmou, na noite deste sábado (15) que os cristãos devem, assim como Jesus, “enfrentar a cruz antes da glória”. Ele se referia ao Evangelho deste domingo (16), que fala da Transfiguração do Senhor, quando Jesus subiu ao Monte Tabor para rezar e se preparar para a sua crucificação e glória.

Pe Márcio iniciou sua homilia lembrando que a Quaresma é um momento especial para os católicos, de introspecção, jejum, oração e caridade. “Domingo passado refletimos obre as tentações de Jesus. Jesus foi tentado no deserto, mas não cedeu, lutou contra o diabo. Esse é um tempo que nos convida a um combate espiritual”.

Segundo Pe Márcio, a Quaresma é um convite “para que mergulhemos com Jesus no deserto, numa luta contra as tentações, contra o diabo. É um tempo de retiro. Não no deserto ‘lugar geográfico’, mas no deserto do coração. Eu diria que esse convite quaresmal é um convite para combater dentro do nosso coração aquilo que não corresponde com a Palavra de Deus, com a nossa vida Cristã”.

Ele afirmou que a batalha travada pelo cristão na Quaresma é contra “os demônios interiores que preenchem nosso coração” e lembrou que a Quaresma “é um convite para que, através da oração, penitencia, caridade, escuta da Palavra de Deus e confissão, nos ajude a combater as tentações, a destruir dentro de nós o pecado”.

Porém, Pe Márcio disse que alguns só percebem que vamos passando pela Quaresma quando estão na igreja. “A Quaresma deve ser vivida no nosso dia a dia. É na família que você vai fazer o seu jejum quaresmal e doar o seu jejum a quem precisa, a quem faz jejum o ano inteiro. Mas eu repito o que disse na semana passada: se o jejum não lhe fizer mudar o interior, o exercício é vazio”.

Na homilia sobre a Transfiguração do Senhor, Padre Márcio disse que Jesus se transfigura diante dos seus discípulos e mostra como vai ser seu final. “Ele está mostrando para nós que nós também vamos passar por aquela mesma gloria. É uma antecipação da ressurreição”.

Na verdade Jesus estava mostrando aos discípulos que, antes da ressurreição, existia a cruz, mas eles não entenderam. “Foi uma forma de motivá-los a não fugir da cruz. Os discípulos quiseram construir três tendas e ficar por ali mesmo, contemplando aquela imagem maravilhosa. Quantas vezes nós também queremos fugir da cruz?”, questionou.

Comparando com os dias atuais, Pe Márcio disse que nós poderíamos dizer a Jesus ‘está bom, Senhor, vamos ficar aqui mesmo’. “Mas não, tem que descer da montanha. Para Jesus, não pode fugir da cruz. A glória encanta, mas a cruz assusta, mas é a nossa missão. Jesus manda descer do monte Tabor e manda que cada um de nós cumpra a sua missão de batizado no dia a dia, para que possamos transfigurar esse mundo tão cheio de violência. Ser transfigurado para transfigurar o ambiente. Ou, em outras palavras, transforme-se para transformar o exterior”.

Ele finalizou a homilia afirmando que todos precisamos “sair de nós mesmos para um nós renovado, transfigurado na imagem do Cristo. É para isso que somos chamados, para sair do homem velho, da carcaça do pecado, para que apareça em nós o Cristo”.

Ele pediu para que os fiéis aproveitem o tempo da Quaresma, que chega ao segundo de cinco finais semana, quando atingiremos a Semana Santa. “É um tempo para que possamos refletir profundamente: porque você não está coerente com a palavra de Deus e o que precisa mudar”, disse.

Segundo Pe Márcio, embora este seja um momento propício para abandonar aquilo que nos faz mal, como os vícios, por exemplo, tem gente que chega na Quaresma e diz: ‘eu não consigo parar de fumar’. “Não consegue? Claro que consegue. É só ter fé. Vai parar só quando não tiver mais jeito? A Quaresma é um chamado para valorizar a vida. Assim é a nossa intenção e é assim que nós desejamos para cada um”.

Pascom – Catedral

Maiores informações: Áurea Ramos Araújo, Coordenadora da Pastoral da Comunicação – Pascom da Catedral (8857-5600)

Nenhum comentário:

Postar um comentário