sexta-feira, 13 de junho de 2014

Santíssima Trindade, comunidade de amor

A maior busca do ser humano é para saber quem é Deus e como encontrá-lo. Mas de que Deus estamos falando e querendo saber? Esse nosso Deus seria solitário ou comunidade, sozinho ou isolado, à distância olhando os seres humanos ou próximo de nós? Seria um Deus ausente ou presente, bondoso ou severo, compassivo ou castigador? São estes os grandes questionamentos que ainda surgem no coração das pessoas.

Caros irmãos e irmãs, nosso Deus é a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. É o maior mistério da fé cristã. É impossível com linguagem puramente humana dizer ou conceituar o que, por natureza, indizível, indecifrável, inefável, indescritível. Por mais que tentemos expressar o significado da Trindade em palavras, nunca chegaremos a defini-la em sua totalidade, porque nosso entendimento humano é limitado para alcançar a imensidão de Deus. Mas afinal de contas, existem três deuses ou um único Deus?

Precisamos entender que o cristianismo é uma religião de revelação, ou seja, Deus quis mostrar quem Ele é. E nós acolhemos isso através da Sagrada Escritura. Essa revelação na Bíblia não se deu de forma instantânea, ela foi se dando gradativamente. Aos poucos Deus foi se mostrando como Ele é.

Sendo assim, por que ao falar na Santíssima Trindade falamos na palavra “mistério”? Como já foi dito acima, o motivo é porque por mais que nos esforcemos para compreender Deus em tudo o que Ele significa, não conseguiremos esgotar por nenhuma via essa compreensão. Porém, em nossas limitadas capacidades, podemos ter acesso a essa compreensão de Deus por dois caminhos: pela inteligência e pela fé. Por esses caminhos somos introduzidos neste mistério da fé cristã, no mistério da Santíssima Trindade. Pelos Sacramentos, especialmente o Batismo que é a porta para os demais, a pessoa começa a experimentar a vida de Deus como semente plantada dentro do coração.

Desta forma, é importante saber que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são três deuses, são três Pessoas num único Deus. Em outras palavras, Deus é família não é solidão. Uma família que se ama e se conhece infinitamente. O Pai que ama e conhece imensamente o Filho e o Espírito; O Filho que ama e conhece imensamente o Pai e o Espírito; O Espírito que tanto ama como conhece os demais e com ele formam um só Deus, uma família unida pelo amor.

 Esse Deus Trindade que, pelo próprio radical da palavra, já evoca as três pessoas na perfeita unidade (Tri-unidade) em um único Deus, apresenta-se com três missões distintas no plano da salvação: O Pai cria, o Filho salva e o Espírito Santo santifica. Mas quando o Filho está salvando, o Espírito e o Pai estão em íntima união com Ele; quando o Espírito está santificando, também o Pai e o Filho estão em íntima comunhão; quando o Pai criou o mundo, o Espírito e o Filho estavam em íntima comunhão nesse processo da criação.

Há um episódio na Palavra de Deus, onde essa manifestação das três pessoas da Santíssima Trindade fica muito clara, que é o momento do Batismo de Jesus no Rio Jordão. O Pai aparece com uma voz dizendo “Este é o meu Filho amado! Escutai o que Ele diz!” (Mc 9, 7). Nesta mesma cena, o Espírito Santo aparece sobre Jesus em forma de pomba e Jesus estava sendo batizado. Este texto da Sagrada Escritura, apresenta-nos o Pai, o Filho e o Espírito Santo clara e fisicamente juntos.

Para se aproximarem de uma explicação compreensível deste mistério da Trindade, os teólogos se utilizam de várias comparações. Por exemplo, a cor, o cheiro e a forma de uma rosa não formam três rosas, mas uma única rosa; a raiz, o tronco e as folhas não formam três árvores, mas uma única árvore; a largura, o cumprimento e a profundidade de uma ovelha não formam três ovelhas, mas uma única ovelha; a grandeza, a luz e o calor do sol não formam três sóis, mas um único sol; a memória, a inteligência e a vontade não formam três entidades, mas uma única pessoa da qual nós fomos feitos.

Caríssimos, é assim que a Igreja professa sua fé num único Deus, perfeito, forte, firme, inalterável, eterno, absolutamente um só. Todavia, professa da mesma forma que este Deus uno, é real e autenticamente Pai, Filho e Espírito Santo, unidos pelo amor gerador da unidade perfeita da Trindade. Este mistério tão grandioso está expresso na Oração da inicial Missa desta solenidade: “Ó Deus nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade (Filho) e o Espírito santificador, revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente”.  Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, louvor e glória para sempre. (Pe. Márcio Henrique – Paroquia Nossa Senhora do Rosário )


Nenhum comentário:

Postar um comentário