sábado, 23 de agosto de 2014

Cristo, Filho de Deus, a Igreja e os cristãos!


Neste domingo somos questionados pelo Senhor. No caminho de Cesareia de Filipe, Ele pergunta ao grupo dos Doze: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, e depois: “Para vocês, quem Sou Eu?” E esta pergunta continua a ser fundamental para os cristãos de todos os tempos.

Hoje como ontem há muitas opiniões sobre Cristo. Muitas opiniões, inclusive, baseadas no procedimento de seus discípulos, isto é, no nosso jeito de ser Igreja, na forma como atuamos. As opiniões não derivam tanto das verdades sobre a vida de Cristo que anunciamos, mas, sobretudo do jeito como somos e como vivemos! Interessa a Jesus, que seus seguidores deem esta resposta aos homens. Uma resposta convincente, para que o mundo creia que Ele é o Cristo, o Filho de Deus.

Embora seja importante e necessária nossa formação doutrinal, não vamos dar esta resposta recorrendo aos nossos livros de teologia e catecismos. A pergunta de Jesus atinge o núcleo da relação pessoal dos discípulos. De fato, o Filho de Deus veio ao mundo, como “pessoa”, e sendo assim, há de se estabelecer uma “relação” entre Ele e nós e por consequência entre todos os que são de Cristo. Relação que supõe amizade, vínculo, adesão do coração, centro de nossas vontades e decisões profundas!

De nossa resposta se constrói a Igreja, comunidade dos que pertencem ao Reino de Cristo. Igreja Pedra, isto é, enraizada na fé dos apóstolos e aberta a todos que se deixam encontrar pelo Senhor. Para você, cristão hoje, quem é Jesus? O que implica na sua vida real, ser um seguidor dele? O que lhe diferencia no mundo, por ser de Cristo? Como você se relaciona com seus irmãos em Cristo?

Que o mundo atual veja em nós a novidade do Senhor Jesus. Novidade baseada fundamentalmente no amor a Deus e na compaixão com o próximo. E desta notícia transformadora das pessoas que o seguem, possam acreditar que Ele é o Redentor de toda esperança humana. 

Pe. Luciano Guedes.
Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário