segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Missa em ação de graças marca o quinto ano da Pascom Catedral


No último sábado, dia 09 de agosto, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) comemorou seu quinto ano de missão evangélica através da comunicação em Celebração Eucarística, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo pároco Pe. Luciano Guedes.

Integrantes da Pascom fizeram as preces, introduziram os vasos sagrados, filmaram e fotografaram toda a celebração.

Antes da benção final, Pe. Luciano falou da importância da Pascom na paróquia e convidou a equipe para ir até o Altar e assim receber bênçãos e mensagens de parabéns.

Sobre a Pastoral da Comunicação na Igreja

A Pastoral da comunicação (Pascom) nasceu do desenvolvimento da junção entre a importância dos meios de comunicação, e o processo de comunicação no campo da evangelização. Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade: "Eis que faço de novo todas as coisas" (Ap 21,5). 
“Toda a Igreja é missionária. A obra da evangelização é um dever fundamental do Povo de Deus.”  “Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16).

A Pascom se implanta na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para dar maior comunicação às outras pastorais e seu conjunto: é suporte para as outras pastorais. A Pastoral da comunicação tem como objetivo alcançar todos os seres humanos para que possam obter a vida para sempre. Somos tanto mais humanos, quanto mais cresce a nossa capacidade pessoal de comunicação.

 A PASCOM procura dinamizar o acesso às informações dentro da Paróquia e mais ainda, busca Evangelizar através dos novos meio de comunicação da nossa época.

A comunicação adquire hoje importância capital. Para a Igreja, a Pastoral da Comunicação se tornou uma necessidade. A Pastoral da Comunicação, mais do que se dedicar à operação dos meios de comunicação para divulgar os eventos através de boletim, jornal, rádio e site, tem a missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade. Sua principal missão, assim como a da Igreja, é Evangelizar

Pastoral da Comunicação na Catedral

Breve resgate histórico

Consciente da necessidade de ampliar a divulgação das atividades paroquiais da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, como passo inicial foi implantado o site muito visitado aqui e em diversos outros países.

Foi com base nesta realidade, que vislumbrou-se a oficialização de uma equipe de comunicação na paróquia - denominada de PASCOM. Para isto, diversas pessoas foram sendo convidadas, mais precisamente a partir de dezembro de 2008,e passaram então a formar a equipe, intensificando assim a divulgação das atividades da paróquia por diversos meios de comunicação: Rádios, TVs, jornais, sites internos e externos, blogs e redes sociais e, diretamente em outras paróquias.

O que é a Pascom?

É a pastoral da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. Portanto, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais, mas aquela que integra todas as demais (Documentos da CNBB). 




Objetivo Principal da Pascom:

Intensificar a comunicação da paróquia interna e externamente, mostrando as ações e os serviços da Catedral Diocesana de Campina Grande.

Além da atuação nos diversos eventos dos grupos e da paróquia e coordenação da equipe de divulgação da Festa da Padroeira, desde sua fundação, a Pascom já participou ou realizou diversos eventos de comunicação: Nacional, Regional, Diocesano e Paroquial,

Realizou:  Seminários, Workshop e Mutirão Paroquial

Participou: Mutirão Regional NE2 (Caruaru), I e II Mutirão Diocesano( Campina Grande) e Mutirão Brasileiro (em Natal).

Agora vai participar do 5 Muticom NE2, em nossa cidade de 29 a 31 de agosto de 2014.
Texto: Aurea Ramos(Coordenadora) e Roberta Molino:  Pascom Catedral

Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário