domingo, 29 de março de 2015

Confira programação da Semana Santa com explicações sobre cada celebração:

Solenidades na semana mais importante no calendário litúrgico da Igreja Católica: Vivendo ainda o período da Quaresma, os católicos se preparam para as solenidades da Semana Santa. A Igreja convida seus fieis a viverem intensamente a liturgia que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos), passando por todo seu sofrimento da Paixão para, assim, viver a alegria da ressurreição no domingo de Páscoa. Na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, Dom Manoel Delson preside as celebrações, que ainda inclui a Missa dos Santos Óleos, onde todo o clero realiza a renovação dos votos sacerdotais. Confira a programação completa da Semana Santa na Catedral:

No dia 29 de março é celebrado o Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão. Na Catedral, o momento é vivido com uma pequena procissão, que sai da Praça para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h. Nas demais paróquias, é tradicional acontecer a Procissão de Ramos pelas ruas dos bairros. Neste dia também acontece a Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade. O dinheiro arrecadado será usado nas ações, por todo Brasil, nas ações sociais que envolvem o tema deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade” (Eu vim para servir, cf MC 10,45).

De segunda a quinta, ao meio dia, será rezado o Ofício da Semana Santa. Na quarta-feira às 19h acontece a Celebração Penitencial. Na sexta, o ofício rezado ao meio dia é o Ofício da Agonia de Jesus. No sábado, o Ofício da Semana Santa será às 8h da manhã.

Na Quinta-feira Santa, dia 02 de abril, às 8h30, todo o Clero se reúne diante do bispo na Catedral para a Missa dos Santos Óleos, onde acontece a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais. É uma das mais belas celebrações da Liturgia, que marca também o dia da Instituição da Sagrada Eucaristia, vivida na última ceia do Senhor com seus discípulos. Na parte da tarde, às 17h, é celebrada a Missa de Lava-pés / Santa Ceia, lembrando o gesto de humildade de Jesus, que lavou os pés de seus discípulos ensinando-os a serem sempre humildes servidores.

Na Sexta-Feira Santa, dia 03, acontece a Celebração da Paixão, às 15h, e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

No Sábado de Aleluia, Dom Delson preside a celebração às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. Uma noite cheia de simbolismo, que traz a luz e a água do batismo, sinais fortes da fé católica. Aos que forem à Catedral nesta noite, é pedido que levem uma vela para o momento da vigília.

O Domingo de Páscoa é o dia da grande festa da Ressurreição. A Igreja celebra neste dia santo o mistério central da vida cristã: a vitória da graça sobre o pecado e a inauguração de um novo tempo de graça e santidade, de vida plena e eterna. Tempo de esperança e de paz no Senhor Ressuscitado. Na Catedral, Dom Delson preside a Missa das 10h. Ainda haverá missas às 17h e às 19h30.

É bom lembrar: Com exceção da Missa dos Santos Óleos, todas as demais celebrações acontecem em todas as Paróquias da Diocese. Procure a secretaria de sua Paróquia para se informar sobre os horários de sua comunidade.

Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral





Nenhum comentário:

Postar um comentário