domingo, 29 de março de 2015

Na Catedral de Campina Grande, Pe Luciano convida fiéis a participar ativamente da Semana Santa.


O Padre Luciano Guedes da Silva, párocoda Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, aproveitou a missa celebrada na noite deste sábado (28) para convidar os fiéis a participar ativamente da Semana Santa, cuja programação será aberta neste domingo (29), com a celebração do Domingo de Ramos. 

Durante a missa deste sábado, Pe Luciano frisou o real sentido da Semana Santa e pediu para que, ainda em clima de Quaresma, cada um possa viver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. “Os mistérios da Semana Santa representam a nossa própria vida. A celebração de amanhã (Domingo de Ramos) vai dizer que a cidade de Jerusalém grita hoje ‘Hosana’ e depois grita ‘Crucifica-o’.”

Para ele, a contradição humana, vivida entre a recepção a Jesus em Jerusalém, quando o povo grita ‘Hosana, Hosana’, recebendo o Messias montado em um jumento, agitando os ramos das árvores (retradada na celebração do Domingo de Ramos) e a condenação deJesus, quando o povo pede a sua crucificação, representa a nossa própria vida.

“A morte de Jesus, como descreve o Evangelista João, é a consequência de uma vida inteira, para reunir o que existe numa vida humana, nossos fragmentos, a vida humana tão marcada e tão cheia de cegueira. A morte de Jesus é para reunir tudo o que está disperso em nossa vida”, afirmou o Padre Luciano Guedes.

Ele pede para que cada um viva a Páscoa num reencontro pessoal. “Que os pedaços da nossa vida sejam reunidos agora na Páscoa; que nossa vida humana seja reunificada em Deus”. “Vamos permitir que nossa vida espiritual seja reencontrada pelo Senhor; que ela seja encontrada e dignificada pela vida de Jesus, entregue na cruz para nos dar salvação, vida e eternidade”, disse ele, lembrando que, até a quarta-feira haverá confissão para os fiéis na própria Catedral.

Pe Luciano pediu para que os fiéis não apenas celebrem a Semana Santa como uma tradição da igreja, mas vivendo a Páscoa em suas vidas. “Queremos olhar para Jesus como o Senhor da Vida, para vivermos cheios, marcados pelos mistérios de Deus. Que tenhamos a verdadeira Semana Santa, para que nossa vida seja digna do Senhor”.

O pároco finalizou desejando que todos possamos viver o real sentido da Semana Santaem nossos corações. “Desejo a todos uma Semana Santa, de fato, como a expressão do termo diz: Santa. Grande e Santa. O centro da nossa fé cristã. Não apenas para lembrar as tradições, mas de fato a Semana Santa na qual eu decidi viver a Páscoa de Jesus em minha vida”.



Do Blog Carlos Magno, com Pascom – Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário