“Eis o servo prudente e fiel a quem o Senhor confiou a sua casa”(Mt, 24:45). A Igreja Católica celebra, 19 de março, o dia do seu patrono universal, São José. São muitas as invocações dados ao pai adotivo de Cristo, que mesmo com poucas menções na sagrada escritura, é um dos mais reverenciados pelos cristãos.
Uma multidão se dirigiu a Catedral de Nossa Senhora da Conceição para participar da Missa das 17h. Na ocasião, amigos e familiares recordaram a páscoa de sétimo dia da senhora Iracema Pimentel, uma generosa e abnegada fiel da paróquia.
O Padre Haroldo da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Puxinanã, destacou a preciosidade da festa e da liturgia de hoje. “Abraão foi o grande patriarca da fé, José também é modelo de vida, copiemos suas virtudes”, lembrou o sacerdote.
Pode-se dizer que a devoção a São José ultrapassa fronteiras, tendo em vista que os anglicanos e ortodoxos também se reúnem no dia de hoje para homenagear o “chefe da sagrada família”. Para os sertanejos, há uma grande empatia com o santo, devido ao seu jeito simples e dedicação ao trabalho.
Segundo a tradição, José era carpinteiro e transmitiu o ofício a Jesus. Para os agricultores, a preparação para a colheita do São João se inicia hoje. Para os devotos, a confiança ao esposo da Bem aventurada Virgem Maria se fundamenta no seu testemunho de fidelidade.
Texto Emilson Garcia - PASCOM Catedral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário