segunda-feira, 23 de março de 2015

“Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. - Pe José Assis Pereira Soares


“Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”. (cf. Jo 8,1-11)Jesus é o Filho de Deus que não julga nem condena ninguém. Morto na cruz, do seu lado aberto, Ele mesmo será uma fonte que lava todo pecado e impureza. Não somos capazes de nos salvar por nossas próprias forças. A salvação é um dom imerecido que cabe a nós somente acolher e agradecer. 

Os mestres da Lei e os fariseus, ao surpreenderem a mulher em adultério, conheciam a providência a ser tomada, deveria ser apedrejada. Mas, aí resplandece de maneira maravilhosa a grande misericórdia do coração de Jesus que se revela no perdão amplo e generoso que Ele dá à mulher; também Ele quer manifestar essa misericórdia, perdoando-nos a nós que também pecamos. 

Não existe pecado que Deus não perdoe a quem o procure sinceramente arrependido e com o coração contrito e humilhado. Nós, pois, conseguiremos o perdão de nossos pecados, se nos arrependermos deles e os confessarmos com humildade e confiança.

Assim, infinitamente bom e misericordioso é nosso Deus, Ele não se cansa de perdoar, afasta sua vista do grande número de nossos pecados e somente leva em conta a simplicidade de nosso arrependimento.

Jesus perdoou à mulher pecadora; porém insistiu com ela que não voltasse mais a pecar. Quem não está disposto a afastar-se do pecado não recebe o perdão.

Temos que tratar os pecadores como Jesus tratou essa mulher, e não com pedras! Deus não nos perdoa porque nos arrependemos; na verdade, só nos arrependemos porque Deus nos perdoa sempre e sem condições. A menos que queiramos esvaziar a encarnação, a prática de Jesus, a cruz.

Não nos esqueçamos: é preciso que nos afastemos do pecado e das ocasiões que podem nos levar a pecar. Quem voluntariamente se coloca em ocasião próxima de pecado, é porque não está profundamente arrependido de seu pecado e consequentemente não está em disposição de receber o perdão do mesmo.

Quando você receber o sacramento da Penitência, tenha a certeza de que seu arrependimento e seu propósito de emenda ou correção sejam sinceros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário