sexta-feira, 20 de março de 2015

Jesus se manifesta como Filho de Deus - Pe José Assis Pereira Soares

“Jesus ensinava no Templo, dizendo: Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse não conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi que me enviou. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.” (cf. Jo 7,1-2.10.25-30)


O tema central deste evangelho é que Jesus se manifesta como Filho de Deus. Ele, com total liberdade, proclama solenemente no meio do templo que vem do Pai e conhece o Pai. Por este motivo os judeus prepararam sua morte. Porém Jesus não ficou abalado, nem mudou seu programa de ação, temendo represálias. Sua ousadia brotava da segurança com que buscava ser fiel à vontade do Pai. 

Será que os judeus conhecem mesmo quem é Jesus? Eles só conseguem ver em Jesus um homem de Nazaré... Não conseguem ver em Jesus o Filho de Deus enviado ao mundo. Se eles aprendessem a conhecer melhor a Deus, também compreenderiam quem é Jesus. Então Jesus reafirma a sua relação com o Pai e ao mesmo tempo revela sua distinção, Deus é o Pai, Jesus é o Filho.

Neste tempo da quaresma somos desafiados a escolher o lugar em que estamos em relação a Jesus. Para segui-lo precisamos conhecê-lo. Ninguém segue a um desconhecido. Sabemos quem Ele é? Reconhecemos nele sua origem humana e também divina? Se sabemos quem é Jesus, sabemos também quem é o Pai, e, como consequência, sabemos também quem somos nós e a nossa missão. 

A perseguição de Cristo é também a perseguição de todos os seus discípulos e discípulas, mas isto não deve fazer-nos fraquejar, mas pelo contrário, devemos seguir lutando para estender o Reino de Deus. Talvez não cheguemos a ser perseguidos fisicamente, mas sim desacreditados, ridicularizados ou criticados por ser coerentes com nossa vida de fé e por isso somos amolados no ambiente em que nos movemos.

Nosso critério de vida, nosso guia é Jesus Cristo. Se lhe somos fieis é provável que aborreçamos a muitos, mas Jesus nos disse que “não tenhamos medo, que não sejamos covardes, que lhe sigamos até Jerusalém”, Ele vai adiante.

Não temamos ser fieis a Cristo, porque se Ele está conosco, quem será contra nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário