quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2º Dia do Ciclo de entrevistas com Candidatos a Governador da PB lota a Cúria Diocesana





A segunda noite do Ciclo de Entrevistas com Candidatos a Governador da Paraíba, promovido pela Diocese de Campina Grande e pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC) lotou o auditório da Cúria Diocesana, no centro da cidade, nesta terça-feira (14). O entrevistado da noite foi o candidato da Coligação “Paraíba Unida”, José Maranhão do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

O auditório formado por militantes de movimentos sociais e de partidos, jornalistas, representantes de pastorais sociais e assessores, ouviu por cerca de uma hora e quarenta minutos as propostas do candidato José Maranhão.
Seguindo a programação acordada com as coligações e partido, o Bispo de Campina Grande D. Jaime Vieira Rocha fez a fala inicial da mesa de abertura composta pela Coordenadora do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC, Laudicéia Araújo e pelo mediador da entrevista, o jornalista potiguar Paulo Tarcísio Cavalcanti.

Em seguida o candidato José Maranhão fez uma retrospectiva de sua trajetória política. O candidato do PMDB respondeu ao primeiro bloco de perguntas com seis questões elaboradas pela organização do evento que trataram sobre os temas: política de resíduos sólidos e organização dos catadores(as); limite de propriedade da terra e reforma agrária; segurança pública e violência contra a mulher; políticas públicas para a juventude e para criança e adolescente; Ficha Limpa, financiamento público de campanha, reforma do sistema político brasileiro; trabalho e renda, economia solidária, Campanha da Fraternidade (CF) 2010; políticas de habitação popular; e democratização da gestão pública.

Após responder às 6 perguntas elaboradas pela coordenação do evento, o candidato foi questionado por 7 representantes de entidades da sociedade civil organizada que fizeram suas perguntas, elaboradas e enviadas previamente à coordenação do Ciclo de Entrevistas.

Propostas
Entre as principais propostas feitas por José Maranhão estão a recuperação de mais de 500 km de estradas no Estado, a construção de pelo menos uma via asfaltada em todas as cidades paraibanas e a construção de 50 mil casas em quatro anos. O candidato também se comprometeu a se empenhar para a implantação do Juizado Especial da Mulher no Estado e recebeu uma carta proposta entregue pelas organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis do Estado.
Perguntado sobre qual seria a sua proposta para o reassentamento das família de trabalhadores e trabalhadoras rurais atingidos pela construção da barragem de Acauã, o candidato se comprometeu a fazer pelas famílias o mesmo que fez quando da construção da barragem de Araçagi: “Vamos tomar o exemplo do que fizemos lá, onde construímos duas agrovilas com 500 casas, incluindo água, esgoto, calçamento, luz e posto de saúde para repor as terras que foram cedidas para um bem coletivo e fazer uma indenização justa”, disse José Maranhão.

O Ciclo de Entrevistas com candidatos ao Governo do Estado da Paraíba se encerra nesta quarta-feira com a última entrevista, com o candidato Nelson Júnior, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A coordenação do evento informa que a entrevista desta quarta-feira terá início às 19h.

A metodologia das entrevistas, bem como as datas das mesmas, foram definidas em reuniões realizadas entre os organizadores do evento e os representantes das coligações e do partido.
O Ciclo de entrevistas é uma iniciativa do Programa de Educação Política da Diocese de Campina Grande e do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC e tem por objetivo promover um espaço de diálogo entre setores populares da sociedade civil organizada e os candidatos ao Governo do Estado. O evento tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Escola de Fé e Política D. Manoel Pereira, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Diretório Central dos Estudantes da UEPB (DCE-UEPB).

Áurea Olimpia Figueiredo Rego
Assessora de Comunicação (Jornalista DRT-PB: 2456)
Centro de Ação Cultural - CENTRAC
Rua Rodrigues Alves, 672, Prata, Campina Grande - Paraíba - Brasil
CEP: 58400-550
Telefax: 55 83 3341-2800 Celular: (83) 8829-7621 (83) 8829-7621 
Correio eletrônico:aureaolimpia@centrac.org.br, comunicacao@centrac.org.br
Página: www.centrac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário