terça-feira, 21 de setembro de 2010

Retiro Anual dos Ministros da Sagrada Comunhão da Catedral acontece em Lagoa Seca


 
Na manhã do último domingo, 19, aconteceu, no sítio Mariama em Lagoa Seca (PB), o retiro anual dos Ministros da Sagrada Comunhão da Catedral. Este momento teve início às 8h30 com a acolhida, músicas e oração inicial. O pregador foi o  Pe. Dezenilton, que atualmente compõe a equipe de formadores do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, localizado no bairro do Alto Branco, em Campina Grande (PB).
Pe. Dezenilton  meditou conosco sobre o seguinte tema: “Como viver o Ministério da Sagrada Comunhão à luz dos Apóstolose baseou suas colocações no relato do livro dos Atos dos Apóstolos sobre as primeiras comunidades cristãs - At 2, 42-47 , destacando os sinais que distinguiam os cristãos das demais pessoas daquela época: “eram assíduos no ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, a fração do pão e às orações ”, atendo-se mais em duas delas: “assíduos no ensinamento dos apóstolos e a fração do pão”, ressaltou o presbítero.
Num primeiro momento, o padre, meditou sobre o seguimento do Mestre, passou por várias passagens dos evangelhos que nos indicavam como deve ser o nosso seguimento de Cristo e as implicações desse seguimento, destacou que “ a condição do discípulo será sempre de seguir atrás do Mestre e não tomar-lhe a frente”, disse da importância da leitura orante da Palavra de Deus, Palavra esta que modela e direciona nossa vida. Após essa meditação houve um momento de deserto. Após a partilha,  um lanche foi servido.
Dando continuidade, o pregador versou sobre a Eucaristia utilizando o texto de João 6, 31-35 onde Jesus se apresenta como o Verdadeiro Pão descido do céu:  “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede”, nos lembrou que só o próprio Jesus é que pode nutrir nossa vida e preencher nossa existência de um verdadeiro sentido. Logo após estas colocações aconteceram um momento de adoração e benção do Santíssimo Sacramento.
O retiro foi concluído às 12h com uma confraternização e votos de parabéns ao jovem Bruno, que auxiliou no encontro e estava comemorando seu aniversário natalício. Todo o encontro transcorreu num clima de fraternidade e oração.

Por Irmã Maria Roziane e Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação da Catedral


Acesse as demais fotos do evento clicando AQUI!




Nenhum comentário:

Postar um comentário