sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dom Jaime celebra Missa Crismal da Quinta-Feira Santa



Na manhã desta quinta-feira, 21, às 8h30, Dom Jaime Vieira Rocha celebrou, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Missa Crismal da Quinta-Feira Santa. A celebração inicia o calendário litúrgico do Tríduo Pascal - período de três dias que antecede o Domingo de Páscoa - e é marcada pelo ritual da renovação dos votos dos sacerdotes e pela benção apostólica dos óleos crismais, usados no resto do ano litúrgico nos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos, nas paróquias.





A cerimônia foi presidida pelo bispo e concelebrada pelos presbíteros e diáconos, acompanhada por centenas de fiéis das diversas paróquias da diocese e animada pelo Ministério de Música Sol Maior, da Catedral.


Na sua saudação inicial dirigiu palavras cordiais aos presbíteros, aos diáconos, aos seminaristas, religiosos, religiosas, agentes de pastoral. E fazendo referência aos textos bíblicos da Missa, disse: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu"; "Vós sois os sacerdotes do Senhor, chamados ministros de Deus".


Na homilia Dom Jaime evidenciou as crises enfrentadas pelo mundo moderno, e como este está sempre em mudanças, tantos benéficas, quanto maléficas, comentou também sobre como hoje em dia estamos muito mais conectados virtualmente, e que muitas vezes sabemos tudo o que acontece do outro lado do mundo mas nos esquecemos do nosso irmão que está ao nosso lado. “Vivemos, portanto, num período de GRANDES CONEXÕES que no entanto não fortalecem o COLETIVO”, disse o bispo. E dirigindo-se à assembléia de padres, diáconos e fiéis leigos questionou: “quem é o meu próximo?”. E afirmou:“é preciso mais interesse e cuidado com a proximidade física”.


Encerrou a celebração agradecendo a presença de todos e convidando para a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, na Catedral, e, por volta das 16h, Procissão com a imagem do Senhor Morto.



Com informações de Pe. Márcio, Cleber Filho (PascomCatedral)


Professora Aurea Ramos Araujo (PascomCatedral)


Fotos: Cleber Filho, Alexsandra Nascimento


Fonte: pascomcatedral



Nenhum comentário:

Postar um comentário